DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotícias

O ronco pode ser sinal de várias doenças

Quando inspiramos o ar enquanto dormimos, existe um estreitamento das vias aéreas, e ocorre uma vibração dessas estruturas gerando o ruído conhecido popularmente como ronco. É considerado um Distúrbio Respiratório do Sono, que se não tratado, evolui progressivamente, podendo associar à Apneia Obstrutiva do Sono.

Além disso, fatores anatômicos como obesidade, micrognatia, distúrbios de mordida, céu da boca (palato) em formato de ogiva, amígdalas e adenoides aumentadas, ou seja, qualquer alteração que dificulte a passagem do ar, propiciará o ronco. Maus hábitos como fumar, ingerir bebidas alcoólicas em excesso e comer de forma exagerada antes de dormir também podem contribuir para a piora do ronco durante a noite.

Na realidade, o ronco, pode ser Primário ou um sinal de algum distúrbio do sono. A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é uma doença que tem o ronco como principal sinal. Outros sinais frequentes são os microdespertares noturnos e eventos de apneia e/ou hipopneia (pausas respiratórias repetitivas durante o sono) que levam a diminuições nos níveis de oxigênio no sangue e sonolência diurna excessiva. Afeta mais homens acima dos 50 anos e é fator de risco importante para doenças cardiovasculares: HAS, Arritmia, IAM, e acidente vascular cerebral (AVC).

Para avaliar o ronco deve ser realizado o exame de polissonografia que irá registrar todo o período de sono e suas alterações e identificar a frequência e intensidade do mesmo.

Os tratamentos existentes vão depender do diagnóstico e grau de ronco. Às vezes uma simples mudança postural e orientações para perda de peso resolvem o problema. Em casos mais complexos, é necessário o uso de dispositivos intraorais, aparelhos que auxiliam na respiração como os CPAPs e BiPaPs e até mesmo cirurgia para desobstrução das vias aéreas superiores.

 

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

 

Exames:

– Eletroencefalograma

– Polissonografia Basal, Domiciliar e com CPAP/BIPAP

– Testes das Latências Múltiplas do Sono

– Eletroneuromiografia de MMSS e de MMII

– Eletroneuromiografia de 4 membros e de face bilateral

– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário

 

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: atendimento@ies.med.br

Visite nosso site:  https://ies.med.br/

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás

Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo