A importância do Sono

Dormir não é apenas uma necessidade de descanso físico e mental, é um estado fisiológico necessário para que se mantenha um bom equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Estudos comprovam que quem dorme menos do que o necessário tem menos vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, a obesidade, a hipertensão e ao diabetes.

Em um estudo realizado na Universidade de Stanfotd – EUA, indivíduos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção. Constatou-se que eles cometiam mais erros do que pessoas com 0,8g de álcool no sangue ( equivalente a três doses de uísque). Igualmente, tomografias computadorizadas de cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coordenação motora). Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.

Embora a necessidade de horas de sono seja uma característica individual, a média da população geral é de necessitar de 7 a 8 horas de sono diárias, já as crianças de 9 a 11 horas diárias, a depender da faixa etária e nos idosos a necessidade de 7 a 8 horas de sono noturno diminui para cerca de 6 a 7 horas, voltando a necessidade de cochilos vespertinos, como nas crianças. O sono é dividido em 2 estados: o sono sem movimentos rápidos dos olhos (NREM) e o com movimentos rápidos dos olhos (REM). O adulto normal inicia o sono no NREM, que é subdividido em 3 estágios ( N1, N2 e N3). O REM ocorre, em média, de 70 a 90 minutos após o início do sono. O sono NREM e o REM alternam-se durante a noite, com ciclos de aproximadamente 90 minutos cada, num total de 4 a 5 ciclos.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

  • Eletroencefalograma
  • Polissonografia Basal
  • Polissonografia Domiciliar
  • Polissonografia com CPAP/BIPAP
  • Testes das Latências Múltiplas do Sono

 

Atendemos:

  • Particular
  • UNIMED
  • IPASGO
  • GEAP
  • AMIL

 

Instituto de Especialidades e Sono – IES

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

5/5 - (4 votes)
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!