O sono e os hormônios

A longo prazo, a privação do sono pode causar agravos à saúde, já que no período do sono são produzidos alguns hormônios essenciais ao funcionamento de nosso organismo. O pico de produção do hormônio do crescimento também conhecido como GH ocorre na primeira fase do sono profundo, aproximadamente 30 minutos após uma pessoa dormir.

Estudos provam que as pessoas que dormem pouco reduzem o tempo de sono profundo e, consequentemente a produção do hormônio do crescimento. As principais funções deste hormônio são manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose.

A leptina, hormônio que controla a sensação de saciedade, também é secretado durante o sono. Pessoas que dormem menos produzem menores quantidades de leptina e como consequência ingerem maiores quantidades de carboidratos, causando aumento de peso.

A probabilidade de desenvolver diabetes também aumenta ao reduzir as horas de sono. A falta de sono inibe a produção de insulina pelo pâncreas, além de elevar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que conjuntamente elevam a taxa de glicose (açúcar) no sangue, o que pode ocasionar um estado pré-diabético ou diabético.

Mas qual é a quantidade ideal de horas de sono? Embora essa necessidade seja uma característica individual, a população adulta necessita em média de 7 a 8 horas de sono diárias. No caso das crianças, elas necessitam de mais horas de sono que variam entre 9 a 11 horas de sono, a depender da idade. A quantidade insuficiente de sono causa irritação, comprometimento do aprendizado e da concentração, além de terem comprometimento de seu crescimento devido a diminuição da produção do hormônio do crescimento.

No sono REM, quando, na maioria das vezes, acontecem os sonhos, é que são processadas e armazenadas as informações do dia. Se alguém, adulto ou criança, dorme menos que o necessário, sua memória de curto prazo não é adequadamente processada e a pessoa tem muita dificuldade para aprender coisas novas.

Entre os riscos provocados pela falta de sono a curto prazo, temos: cansaço e sonolência diurna, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória recente, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.

Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, aumento da probabilidade de desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crônica da memória.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

– Eletroencefalograma

– Polissonografia Basal

– Polissonografia Domiciliar

– Polissonografia com CPAP/BIPAP

– Testes das Latências Múltiplas do Sono

– Eletroneuromiografia de MMSS

– Eletroneuromiografia de MMII

– Eletroneuromiografia de 4 membros

– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário

– Eletroneuromiografia de face bilateral

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Visite nosso site:  https://ies.med.br/

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

5/5 - (1 vote)
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!