Bruxismo do sono é um distúrbio do sono que tem como característica apertar e ranger dos dentes, de forma involuntária, com aplicação de forças excessivas sobre a musculatura mastigatória.
O bruxismo noturno ou do sono é diferente do bruxismo diurno. Esse é caracterizado por uma atividade semivoluntária da mandíbula, de apertar os dentes durante o período em que a pessoa está acordada, geralmente não ocorre o ranger de dentes, e está relacionado a um tique ou hábito. Já o bruxismo do sono é uma atividade inconsciente de ranger ou apertar os dentes, com produção de ruídos, durante o sono do indivíduo. O bruxismo do sono é um problema que afeta crianças e também adultos.
O ato de ranger provoca um desgaste nos dentes que pode afetar a integridade dos mesmos e comprometer a saúde bucal. O bruxismo do sono também causa tensões ao nível das articulações temporomandibulares (ATM) que podem acarretar desgastes e eventuais agravos.
As causas do bruxismo do sono são multifatoriais e ainda pouco conhecidas, mas podem estar relacionadas a má oclusão dentária e tensão emocional.
Entre as principais manifestações clínicas do bruxismo do sono estão o ruído característico do ranger dos dentes, desgaste dentário, hipertrofia dos músculos mastigatórios e temporais, dores de cabeça frequentes, disfunção da articulação temporomandibular, má qualidade de sono e sonolência diurna.
O diagnóstico é feito através da observação de um desgaste dentário anormal, ruídos de ranger de dentes durante o sono e desconforto muscular mandibular.
A polissonografia é importante no diagnóstico do bruxismo permitindo o registro dos episódios de ranger dos dentes, identificando alterações do sono e microdespertares. As alterações predominam no estágio 2 do sono não REM e nas transições entre os estágios.
A polissonografia permite ainda o diagnóstico de outros distúrbios do sono, tais como ronco, apneia do sono, movimentos periódicos dos membros, distúrbio comportamental do sono REM e outros.
O tratamento do bruxismo deve ser individualizado para cada paciente devido ser multifatorial. Usa-se como tratamento placas orais flexíveis de silicone ou rígidas de acrílico que visam a proteção dos dentes prevenindo o desgaste dentário ou fraturas durante o sono. Geralmente se faz necessário uma ampla abordagem: psicoterápica, odontológica, farmacológica e suas combinações, de acordo com o perfil do paciente.
Aplicações locais de toxina botulínica nos músculos envolvidos têm sido utilizadas em casos de bruxismo do sono que não respondem ao tratamento convencional.
Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES
Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.
O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.
Exames:
– Eletroencefalograma
– Polissonografia Basal
– Polissonografia Domiciliar
– Polissonografia com CPAP/BIPAP
– Testes das Latências Múltiplas do Sono
– Eletroneuromiografia de MMSS
– Eletroneuromiografia de MMII
– Eletroneuromiografia de 4 membros
– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário
– Eletroneuromiografia de face bilateral
Atendemos:
– Particular
– UNIMED
– IPASGO
– GEAP
– AMIL
Para maiores informações e dúvidas:
Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919
Whatsapp: (62) 98129-9595
E-mail: [email protected]
Visite nosso site: https://ies.med.br/
Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás. Cep: 74215-170