DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotícias

Quais os principais sintomas da narcolepsia?

A narcolepsia tem como um dos sintomas mais característicos, a cataplexia, que se define por episódios súbitos de fraqueza muscular parcial (em algum membro) ou generalizada (corpo todo), após emoções positivas ou negativas. Essa doença do Sistema Nervoso Central é chamada de Hipersônia de origem central, que se caracteriza por sonolência diurna excessiva, com ataques de sono incontroláveis durante o dia, mesmo que o individua durma a noite toda.

Existem dois tipos de narcolepsia, o tipo 1 que apresenta cinco sintomas: ataques de sono irresistível, cataplexia, alucinação hipnagógica ou hipnopômpica, paralisia do sono (acordar e não conseguir se mexer) e sono noturno fragmentado. A diferença do tipo 2 é que este pode apresentar a maioria dos sintomas do tipo 1, com exceção da cataplexia.

Geralmente é na adolescência que as primeiras manifestações da narcolepsia aparecem, coincidindo com a diminuição das horas de sono, pela tendência do adolescente de dormir mais tarde, associado ao período de maior intensidade da vida social e consequentemente maior privação de sono. Devido a estes fatores, é frequente o cochilo durante as aulas, o que pode mascarar a narcolepsia, dificultando ou até mesmo retardando o seu diagnóstico. Por isso é importante ficarmos alertas com adolescentes que têm cochilos frequentes e recorrentes, apesar de dormirem a noite toda, para que o diagnóstico de Narcolepsia seja feito o mais precoce possível. Sabe-se que quem apresenta sonolência diurna excessiva pode ser discriminado e erroneamente chamado de “preguiçoso”.

O diagnóstico de Narcolepsia é feito pelos sintomas clínicos já descritos e pela polissonografia precedida do teste das latências múltiplas do sono (TLMS), que consiste num registro diurno de 5 cochilos, em laboratório de sono, sob a supervisão de um técnico habilitado e depois analisado por um médico especialista em medicina do sono.

Apesar de ser uma doença crônica e sem cura, a narcolepsia não apresenta piora com o passar dos anos. O tratamento visa melhorar o grau de alerta dos pacientes por meio de estimulantes do sistema nervoso central que ajudam na manutenção da vigília e da atenção, além de alguns antidepressivos para controlar a cataplexia. Além disso, hábitos de higiene do sono como horários regulares de dormir e acordar, assim como programar cochilos durante o dia podem ser úteis.

A demora no diagnóstico da narcolepsia diminui a qualidade de vida e causa estigmas nos pacientes. Por isso, na presença de sonolência diurna excessiva associada a outros sintomas de narcolepsia, procure um médico especialista em sono.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

– Eletroencefalograma

– Polissonografia Basal

– Polissonografia Domiciliar

– Polissonografia com CPAP/BIPAP

– Testes das Latências Múltiplas do Sono

– Eletroneuromiografia de MMSS

– Eletroneuromiografia de MMII

– Eletroneuromiografia de 4 membros

– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário

– Eletroneuromiografia de face bilateral

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Visite nosso site:  https://ies.med.br/

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

Etiquetas
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar