DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotícias

Mito ou verdade: beber álcool ajuda a dormir?

O álcool tem um efeito sedativo natural, uma vez que age no receptor GABA, resultando no mesmo efeito de alguns medicamentos sedativo-hipnóticos. Assim, o consumo de bebidas alcóolicas como vinho, uísque ou cerveja antes de ir dormir parece auxiliar em uma noite de sono adequada.

Entretanto, embora o álcool possa ajudar a adormecer mais rapidamente, à medida que o álcool é metabolizado, o sono pode se tornar mais superficial e a pessoa tem maior chance de despertar, resultando em um sono mais fragmentado. O efeito mais estimulante do álcool desaparece após um período, dando lugar ao efeito depressor e estado de embriaguez e sonolência até perda da consciência. O álcool, mesmo induzindo o sono em algumas pessoas, prejudica a segunda parte do sono, o sono REM e provoca o despertar precoce com sensação de sono não reparador na manhã seguinte.

O efeito de facilitar o adormecimento na primeira metade da noite pode explicar, em parte, o motivo de algumas pessoas com insônia buscarem no álcool o auxílio para dormir, porém não se deve ingerir álcool à noite para tratar sintomas de insônia.

Além das alterações na estrutura do sono, o álcool provoca efeito relaxante muscular e depressor do SNC podendo induzir e agravar roncos, aumentar a chance do aparecimento da apneia do sono, contribuindo ainda mais para um sono não reparador. O álcool, assim como a apneia, também provoca aumento da diurese noturna que provoca a interrupção do sono pela necessidade de micção. Outro efeito maléfico do álcool é a possível indução de comportamentos anormais à noite, entre eles o sonambulismo, pesadelos. Em conclusão, o efeito do álcool na melhora do sono é MITO.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

– Eletroencefalograma

– Polissonografia Basal

– Polissonografia Domiciliar

– Polissonografia com CPAP/BIPAP

– Testes das Latências Múltiplas do Sono

– Eletroneuromiografia de MMSS

– Eletroneuromiografia de MMII

– Eletroneuromiografia de 4 membros

– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário

– Eletroneuromiografia de face bilateral

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Visite nosso site:  https://ies.med.br/

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

Etiquetas
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar