A privação do sono é caracterizada pela quantidade e qualidade de sono diminuída. A quantidade de sono varia na população, mas em média a maioria dos adultos necessita de 7 a 8 horas de sono por noite. O sono insuficiente influencia no processo de reparação do organismo trazendo sérios prejuízos à saúde.
Tipos
A privação do sono pode ocorrer de forma aguda ou crônica. A aguda que dura um ou dois dias e ocorre devido a situações específicas como ficar acordado até de madrugada para estudar para uma prova, por exemplo. Já a privação de sono crônica é a longo prazo, afeta geralmente pessoas que precisam trabalhar em períodos noturnos, que tem o hábito de dormir mais tarde ou apresentam algum distúrbio do sono.
Causas da Privação do Sono
O sono insuficiente pode ser causado por hábitos inadequados ou situações específicas que provocam a redução do tempo de sono. Também podem ter como causas distúrbios de sono, como insônia, síndrome da apneia/hipopneia do sono, bruxismo e síndrome das pernas inquietas, doenças decorrentes de alteração no ritmo biológico, transtornos neuropsiquiátricos entre outras.
A privação de sono geralmente é difícil de ser percebida. Muitas vezes quem dorme pouco e trabalha muitas horas relaciona o cansaço ao excesso de trabalho, mas na verdade ele pode ser decorrente do sono insuficiente.
Durante o sono alguns hormônios são liberados como hormônio do crescimento, da saciedade, da tireoide entre outros. Com a privação do sono ocorre a desregulação hormonal que resulta em sinais e sintomas.
Entre eles, temos: a sonolência excessiva diurna, com necessidade intensa de cochilar durante as atividades laborativas, dificuldade para despertar pela manhã, déficits de memória e concentração, perda da libido e irritabilidade.
A privação do sono é diagnosticada clinicamente e a Polissonografia poderá identificar outras possíveis alterações no padrão de sono. Além do tratamento comportamental pela higiene do sono, aumentando as horas de sono por noite, deve-se investigar outros transtornos de sono associados, pelo médico especialista em sono, para que seja feito o diagnóstico correto e que se proponha o tratamento mais adequado.
Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES
Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.
O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.
Exames:
– Eletroencefalograma
– Polissonografia Basal, Domiciliar e com CPAP/BIPAP
– Testes das Latências Múltiplas do Sono
– Eletroneuromiografia de MMSS e de MMII
– Eletroneuromiografia de 4 membros e de face bilateral
– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário
Atendemos:
– Particular
– UNIMED
– IPASGO
– GEAP
– AMIL
Para maiores informações e dúvidas:.
Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919
Whatsapp: (62) 98129-9595
E-mail: [email protected]
Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás
Responsável Técnico: Dra Giuliana Macedo Mendes – CRM/GO: 7375 – RQE 4442 / 4396 / 10095