A narcolepsia é uma doença crônica que se caracteriza clinicamente por sonolência excessiva diurna, cataplexia, alucinações hipnagógicas, paralisia do sono e sono noturno fragmentado. Apesar de não estar presente em todos os casos, o único sintoma específico da narcolepsia é cataplexia, que é a perda súbita total ou parcial do tônus da musculatura voluntária. A sonolência excessiva diurna, presente em 100% dos casos, é o sinal inicial, mas, por ser pouco específico, presente em outros transtornos do sono, como os respiratórios, podendo levar a um grande atraso no diagnóstico.
Os sintomas extremamente incapacitantes acarretam inúmeros prejuízos funcionais ao paciente, que muitas vezes é rotulado como “preguiçoso”, levando a dificuldades e constrangimentos nas áreas acadêmica, profissional e pessoal.
Apesar de não ter cura, o tratamento da narcolepsia engloba tratamento comportamental e uso de medicamentos estimulantes, que tem como objetivo controlar a sonolência excessiva diurna e de antidepressivos específicos, que melhoram a cataplexia. Recomenda-se manter medidas de higiene do sono e fazer cochilos programados por 15 a 20 minutos, duas a três vezes durante o dia.
O diagnóstico é feito com base no quadro clínico, exame de Polissonografia (PSG) e Teste das Múltiplas Latências do Sono (TLMS).
Agende uma avaliação com um médico especialista em Medicina do Sono.
Para maiores informações e dúvidas:
Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919
Whatsapp: (62) 98129-9595
Visite nosso site: https://ies.med.br/
Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás
Atendemos:
– Particular
– UNIMED
– IPASGO
– GEAP
– AMIL
Responsável Técnico: Dra Giuliana Macedo Mendes – CRM/GO: 7375 – RQE 4442 / 4396 / 10095