Insônia: um dos distúrbios de sono mais frequentes na população

A insônia tem como características a dificuldade para iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário habitual. Estes episódios de insônia podem ter inúmeros fatores relacionados como: expectativas (viagem, compromissos, reuniões, prova, etc.), problemas clínicos, distúrbios emocionais passageiros, excitação associada a determinados eventos. Porém a insônia pode se tornar crônica e provocar muito transtorno ao longo dos anos.

A insônia aguda, também chamada de insônia transitória ou de curta duração, ocorre quando existe uma dificuldade para dormir e geralmente está associada a fatores de estresse, tais como:

  • Mudanças no ambiente onde o indivíduo dorme.
  • Aumento ou redução no consumo de certas substâncias como cafeína, nicotina, álcool e drogas ilícitas.
  • Doenças agudas, principalmente aquelas que causam dor ou impedem o paciente de dormir deitado.
  • Estresses psicológicos, como divórcio, problemas familiares, perda do emprego, falecimento de um familiar, pressões profissionais, etc.
  • Uso de alguns medicamentos, como betabloqueadores, teofilina, corticoides, fluoxetina, bupropiona, venlafaxina, levotiroxina, bronco dilatadores e anfetaminas.

A insônia de curta duração geralmente não necessita de tratamento, mas em algumas situações o sono só volta ao normal após se eliminar o fator causal.

A insônia crônica é caracterizada quando o paciente apresenta dificuldade para dormir em, pelo menos, 3 dias da semana por 3 meses consecutivos.

Entre as causas de insônia podemos ter a má higiene do sono que são atitudes ao longo do dia que prejudicam o sono. Exemplos de má higiene do sono são: consumir cafeína à noite, praticar atividades físicas poucas horas antes de dormir, não ter um horário regular dormir, de deitar e levantar, ter vários cochilos durante o dia, principalmente após as 15 horas, jantar no horário perto de dormir, estudar ou trabalhar até tarde, etc.

Insônia psicofisiológica: também chamada de insônia primária, é aquela insônia que surge sem causa aparente. Pacientes com insônia psicofisiológica não conseguem relaxar na cama e apresentam grande atividade mental quando tentam adormecer, pensando em várias coisas seguidamente. Em dado momento da sua intensa atividade mental, o paciente se toca que já está há muito tempo na cama sem dormir e começa a ficar ansioso por conta disso, criando um ciclo vicioso que torna ainda mais difícil que ele relaxe e consiga cair no sono.

A insônia está presente na maioria nos pacientes com doenças neurológicas, entre elas a doença de Parkinson e Alzheimer. Também é muito comum, a presença de insônia crônica em pacientes com desordens psiquiátricas, principalmente depressão, distúrbio de ansiedade, abuso de substâncias ou estresse pós-traumático.

Qualquer causa de insônia aguda pode levar à insônia crônica, caso o fator de estresse não consiga ser controlado.

Sintomas da insônia

O paciente insone costuma apresentar diversos sinais e sintomas ao longo do dia provocados pela privação ou pouca qualidade de sono. Os sinais e sintomas mais comuns são: cansaço, sonolência, falta de concentração, alterações da memória, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de executar tarefas, aumento de acidentes, dor de cabeça, distúrbios gastrointestinais.

Tratamento do Transtorno de insônia

Existem muitos tratamentos para a insônia como indutores do sono, psicoterapia e higiene adequada do sono. Porém o essencial é uma avaliação com médico especialista que irá recomendar o tratamento adequado para cada caso.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

  • Eletroencefalograma
  • Polissonografia Basal
  • Polissonografia Domiciliar
  • Polissonografia com CPAP/BIPAP
  • Testes das Latências Múltiplas do Sono

 

Atendemos:

  • Particular
  • UNIMED
  • IPASGO
  • GEAP
  • AMIL

 

Instituto de Especialidades e Sono – IES

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

5/5 - (4 votes)
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!