O que é exame de Polissonografia (PSG)?

O exame de Polissonografia Basal tem o objetivo de investigar os vários Distúrbios do Sono. Durante a PSG ocorre o registro simultâneo de variáveis fisiológicas durante o sono, como por exemplo: eletroencefalograma (EEG), eletrooculograma (EOG), eletromiograma mentoniano (EMG), eletrocardiograma (ECG), fluxo aéreo (nasal e oral), ronco, esforço respiratório (torácico e abdominal), movimentos corporais (EMG tibial), gases sanguíneos (saturação de oxigênio), posição corporal.

O exame de Polissonografia com PAP é realizado quando a PSG Basal revela a presença de Apneia Obstrutiva do Sono e é feita para titulação da pressão ideal de tratamento, assim como para controle de tratamento.

Quando está indicada?

A PSG está indicada para os mais de 80 Transtornos do Sono de acordo com a Classificação Internacional, como os Distúrbios Respiratórios Sono (Ronco, Apneia) Sonolência Diurna Excessiva (SED), Distúrbios de Comportamentos anormais durante o sono, Insônias

O exame é realizado durante a noite com o objetivo de avaliar a qualidade do sono do paciente e presença das várias anormalidades já citadas.

O paciente é instruído a chegar ao Instituto no horário agendado e o sono será espontâneo, não induzido, finalizando, no outro dia, às 6 horas na manhã.

Para realizar o exame são colocados diversos eletrodos e sensores no corpo do paciente para registrar a atividade elétrica cerebral, movimentos dos olhos, nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca, fluxo respiratório e movimentos respiratórios. O paciente não recebe nenhuma medicação, apenas mantém a sua medicação de rotina.

Durante toda a noite, serão registrados os padrões obtidos pelos sensores. Vários parâmetros podem ser analisados, tais como: o tempo que o paciente demora para adormecer, a quantidade e as diferentes fase de sono, o número de eventos anormais (exemplo: apneias do sono e de movimentos dos membros) e teor de oxigênio no sangue.

Existe alguma contraindicação?

A Polissonografia é contraindicado somente quando o paciente não está em seu estado habitual como em quadro gripal e/ou febril, condição clínica impossibilitando a realização do exame e após viagem internacional com mudança de fuso horário.

Qual o preparo necessário para realização do exame?

  • O paciente deve se alimentar normalmente;
  • Lavar e secar os cabelos e não utilizar condicionador, gel ou spray que dificultam a fixação dos eletrodos. Pacientes que não usam barba, devem se barbear no dia do exame.
  • Não ingerir bebida alcoólica 48h antes do exame;
  • Evitar café, refrigerante, energéticos ou bebidas à base de cafeína 24h antes do exame;
  • O paciente deve trazer seus objetos de uso pessoal: pijama ou camisola, chinelo, escova e pasta de dentes. Trazer o próprio travesseiro, caso não sinta confortável com outro.

A polissonografia é o padrão-ouro para diagnóstico dos Distúrbios do Sono em adultos, adolescentes e crianças. Outros exames, como o Teste das Latências Múltiplas do Sono (TLMS) também podem ser solicitados para concluir o diagnóstico e orientar o médico sobre o melhor tratamento.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

  • Eletroencefalograma
  • Polissonografia Basal
  • Polissonografia Domiciliar
  • Polissonografia com CPAP/BIPAP
  • Testes das Latências Múltiplas do Sono

 

Atendemos:

  • Particular
  • UNIMED
  • IPASGO
  • GEAP
  • AMIL

 

Instituto de Especialidades e Sono – IES

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

5/5 - (4 votes)
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!