Os distúrbios de sono em crianças consistem em diversas condições que podem ser agudas ou crônicas, temporárias ou permanentes e que prejudicam a continuidade e qualidade do sono. Algumas condições são normais e estão relacionadas ao processo de amadurecimento cerebral. Essas condições normais devem ser diferenciadas das patológicas ou condições anormais e que, se não tratadas, podem prejudicar o desenvolvimento adequado da criança.
Os distúrbios do sono na criança podem ser causados por diversas condições e as mais comuns são: a Síndrome de Apneia/ Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) da Criança, as Parassonias e a Epilepsia.
Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono da Criança ou da Infância (SAHOS)
Na infância, a síndrome tem maior incidência por volta dos 3 a 6 anos de idade, e, geralmente, é provocada pela hipertrofia das adenoides e amígdalas da garganta. Esta hipertrofia pode ocasionar uma obstrução das vias aéreas superiores podendo causar o ronco e a Apneia/ Hipopneia do Sono (SAHOS).
O ronco é o ruído causado pela passagem do ar pelas vias aéreas estreitadas. A apneia é a interrupção da passagem do ar pelas vias aéreas e a hipopneia é a diminuição da passagem do ar pelas vias aéreas estreitadas. A diminuição do fluxo de ar pode causar uma deficiência na oxigenação do sangue e dos tecidos do organismo.
Esta condição pode trazer consequências sérias para o desenvolvimento da criança como alterações faciais, dificuldade de aprendizagem, hiperatividade, entre outros problemas, devendo ser tratada.
Sintomas
Os sintomas noturnos da Síndrome da Apneia/Hipopneia da criança são a respiração bucal, ronco, dificuldade na respiração, pausas respiratórias, sono agitado e sudorese. Também existem sintomas diurnos que incluem obstrução nasal, respiração bucal, distúrbios de comportamento (hiperatividade, agitação, falta de atenção), dificuldade de aprendizado e déficit de atenção.
Parassônias
São distúrbios associados ao crescimento e desenvolvimento da criança e que tendem a desaparecer na idade adulta. Parecem ser causadas por um despertar incompleto e parcial e podem ocorrer durante o sono não REM e o sono REM.
1-Parassônias que acontecem no sono não REM (geralmente na primeira metade da noite):
Despertar Confusional: é quando bebês e crianças realizam movimentos de se debater associado a choro inconsolável. A intervenção dos pais na tentativa de interromper o processo pode prolongá-lo e a criança pode demorar para voltar a dormir.
Sonambulismo: acontece quando a criança realiza movimentos como sentar, andar pela casa enquanto está dormindo. O sonambulismo geralmente não está associado aos sonhos, pois acontece na fase do sono não-REM e a criança ou adolescente não tem recordação do episódio.
Sonilóquio: ocorre quando a criança fala enquanto dorme. Geralmente também não está associado aos sonhos, já que ocorre durante o sono não-REM
Terror Noturno: acomete principalmente meninos. A crise inicia-se por um grito, seguida de movimento de levantar e pedir socorro. A criança aparenta estar terrivelmente assustada, apresenta sudorese e coração acelerado, mas geralmente volta a dormir e não lembra do ocorrido.
2-Parassônias que acontecem no sono REM (geralmente na segunda metade da noite):
Pesadelos: geralmente a criança acorda assustada, ansiosa e pode lembrar de algumas partes dos sonhos.
Sintomas
Os sintomas mais comuns das parassônias são o sono agitado, pesadelos, falar dormindo, se movimentar (sentar e andar) dormindo, acordar confuso.
Epilepsia
A epilepsia deve ser sempre considerada no diagnóstico diferencial dos distúrbios do sono nesta faixa etária. Entre 20 a 40% das crises epilépticas da criança ocorrem durante o sono, podendo causar a fragmentação do sono e sonolência diurna excessiva.
As crises epilépticas podem se manifestar com convulsões noturnas (a criança se debate), mordedura de língua ou machucados, liberação esfincteriana (a criança urina ou defeca na roupa). Muitas vezes as crises se manifestam apenas com movimentos rítmicos de grupos musculares isolados.
Sintomas
Crianças com crises epiléticas ao dormirem tem o sono fragmentado podendo levar a sintomas como a sonolência excessiva durante o dia, dificuldade de aprendizado, atenção e concentração e irritabilidade. Os familiares podem demorar para suspeitar do problema atribuindo as consequências das crises a outras causas.
Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES
Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.
O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.
Exames:
- Eletroencefalograma
- Polissonografia Basal
- Polissonografia Domiciliar
- Polissonografia com CPAP/BIPAP
- Testes das Latências Múltiplas do Sono
Atendemos:
- Particular
- UNIMED
- IPASGO
- GEAP
- AMIL
Instituto de Especialidades e Sono – IES
Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919
Whatsapp: (62) 98129-9595
E-mail: [email protected]
Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás. Cep: 74215-170