A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) ocorre quando há episódios repetitivos de paradas respiratórias durante o sono devido à obstrução total ou parcial das vias aéreas superiores, levando a hipoxemia intermitente (falta de oxigenação do sangue), sonolência diurna, cansaço e fadiga.
A SAOS tem como etiologia diversos fatores estruturais entre eles deposição de gordura na região do pescoço, hipoplasia de maxila ou mandíbula, macroglossia (língua volumosa) e hipertrofia de amígdalas. Atualmente, porém, sabe-se que a SAOS não é apenas uma doença local provocada por anormalidades anatômicas e, sim, apresenta comprometimento sistêmico como hipertensão, obesidade central, diabetes e dislipidemia, que sugerem ser uma manifestação da síndrome metabólica.
A recorrência de episódios de oclusão das vias aéreas superiores durante o sono provocam alterações, como hipóxia intermitente, severa fragmentação do sono, hipertensão aguda, ativação do sistema nervoso simpático, da atividade inflamatória e do sistema hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA), que agravam a obesidade visceral e provocam distúrbios metabólicos como resistência à insulina, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e, consequentemente, predispõem a danos vasculares.
A hipóxia intermitente, o déficit de sono, a disfunção do eixo somatotrófico e corticotrófico e a ativação do sistema nervoso simpático estão diretamente relacionados na redução da sensibilidade à insulina, sendo essas alterações encontradas em indivíduos obesos e com SAOS.
O diabetes mellitus tipo 2 e a apneia obstrutiva do sono são patologias que frequentemente coexistem, sendo observada uma elevada prevalência de apneia do sono nos indivíduos com hiperglicemias intermédias e diabetes mellitus tipo 2, e vice-versa. Paralelamente, verifica-se uma associação entre apneia do sono, hipertensão arterial e doença cardiovascular.
Assim, em pessoas com diabetes mellitus tipo 2 ou apneia obstrutiva, recomenda-se o rastreio da outra condição, assim como a instituição precoce da terapêutica adequada.
Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES
Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.
O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.
Exames:
- Eletroencefalograma
- Polissonografia Basal
- Polissonografia Domiciliar
- Polissonografia com CPAP/BIPAP
- Testes das Latências Múltiplas do Sono
- Eletroneuromiografia de MMSS
- Eletroneuromiografia de MMII
- Eletroneuromiografia de 4 membros
- Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário
- Eletroneuromiografia de face bilateral
Atendemos:
- Particular
- UNIMED
- IPASGO
- GEAP
- AMIL
Instituto de Especialidades e Sono – IES
Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919
Whatsapp: (62) 98129-9595
E-mail: [email protected]
Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás. Cep: 74215-170