DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotícias

Associação da Síndrome da Apneia do Sono com o Diabetes

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) ocorre quando há episódios repetitivos de paradas respiratórias durante o sono devido à obstrução total ou parcial das vias aéreas superiores, levando a hipoxemia intermitente (falta de oxigenação do sangue), sonolência diurna, cansaço e fadiga.

A SAOS tem como etiologia diversos fatores estruturais entre eles deposição de gordura na região do pescoço, hipoplasia de maxila ou mandíbula, macroglossia (língua volumosa) e hipertrofia de amígdalas. Atualmente, porém, sabe-se que a SAOS não é apenas uma doença local provocada por anormalidades anatômicas e, sim, apresenta comprometimento sistêmico como hipertensão, obesidade central, diabetes e dislipidemia, que sugerem ser uma manifestação da síndrome metabólica.

A recorrência de episódios de oclusão das vias aéreas superiores durante o sono provocam alterações, como hipóxia intermitente, severa fragmentação do sono, hipertensão aguda, ativação do sistema nervoso simpático, da atividade inflamatória e do sistema hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA), que agravam a obesidade visceral e provocam distúrbios metabólicos como resistência à insulina, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e, consequentemente, predispõem a danos vasculares.

A hipóxia intermitente, o déficit de sono, a disfunção do eixo somatotrófico e corticotrófico e a ativação do sistema nervoso simpático estão diretamente relacionados na redução da sensibilidade à insulina, sendo essas alterações encontradas em indivíduos obesos e com SAOS.

O diabetes mellitus tipo 2 e a apneia obstrutiva do sono são patologias que frequentemente coexistem, sendo observada uma elevada prevalência de apneia do sono nos indivíduos com hiperglicemias intermédias e diabetes mellitus tipo 2, e vice-versa. Paralelamente, verifica-se uma associação entre apneia do sono, hipertensão arterial e doença cardiovascular.

Assim, em pessoas com diabetes mellitus tipo 2 ou apneia obstrutiva, recomenda-se o rastreio da outra condição, assim como a instituição precoce da terapêutica adequada.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

  • Eletroencefalograma
  • Polissonografia Basal
  • Polissonografia Domiciliar
  • Polissonografia com CPAP/BIPAP
  • Testes das Latências Múltiplas do Sono
  • Eletroneuromiografia de MMSS
  • Eletroneuromiografia de MMII
  • Eletroneuromiografia de 4 membros
  • Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário
  • Eletroneuromiografia de face bilateral

 

Atendemos:

  • Particular
  • UNIMED
  • IPASGO
  • GEAP
  • AMIL

 

Instituto de Especialidades e Sono – IES

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

Etiquetas
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar