Aparelhos intraorais tem eficácia no tratamento do ronco e apneia obstrutiva do sono

O ronco é o ruído causado pela vibração do palato mole e/ou outros tecidos orofaríngeos ao passar o ar, durante a respiração. A Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é a obstrução parcial ou total das vias aéreas, recorrente, com duração de 10 segundos ou mais durante o sono.

O ronco está vinculado ao estreitamento parcial das vias aéreas superiores, tanto por obstrução nasal como na garganta; já a apneia obstrutiva do sono é o estreitamento ou obstrução total das vias aéreas superiores e vários são os tratamentos. As modalidades de tratamento para o ronco e a apneia obstrutiva do sono vão desde a higiene do sono, que envolve mudanças de hábitos como a retirada do álcool e outros fármacos; posição adequada do corpo durante o sono, emagrecimento, até procedimentos cirúrgicos como a glossectomia parcial, a uvulopalatofaringoplastia, e procedimentos de avanço maxilomandibular, passando pelos tratamentos clínicos com aparelho de pressão positiva contínua de ar (CPAP) e aparelhos intraorais.

O padrão ouro de tratamento é a terapia da pressão positiva contínua de ar (CPAP), que gera e direciona um fluxo contínuo de ar (40 a 60l/min) através de um tubo flexível para uma máscara nasal firmemente aderida à face do paciente, com o objetivo de abrir a via aérea que está fechando. Contudo, devido a necessidade de colaboração do paciente e a baixa tolerância ao uso do aparelho aumentou o interesse pelos aparelhos intraorais.

O tratamento do ronco e da apneia com aparelhos intraorais é uma alternativa prática e não invasiva. Existem vários modelos, sendo os mais usados, os reposicionadores mandibulares, que através do avanço lento e gradual da mandíbula para frente, abrem a via aérea superior, eliminando o ronco, a hipopneia e a apneia. Os elevadores de palato mole têm sido pouco utilizados, pois são incômodos e não mostraram eficácia. Os retentores linguais, usados principalmente em pacientes desdentados, retêm a língua por meio de pressão negativa em um bulbo de plástico leve, mantendo-a posicionada anteriormente na cavidade oral. Os aparelhos reposicionadores mandibulares podem ter diversos desenhos e têm a função de manter a mandíbula posicionada anteriormente durante o sono, sendo estes os mais utilizados e estudados.

Os benefícios dos aparelhos intraorais além da redução do índice de apneia/hipopneia (IAH), são o controle da saturação de oxigênio, redução e abolição do ronco, com melhora de todos os sinais e sintomas referentes aos Distúrbios Respiratórios do Sono (DRS). São indicados nas apneias de grau leve e moderado e até mesmo nas de grau acentuado. Podem apresentar efeitos secundários que são contornáveis e que não prejudicam a manutenção da terapia e a qualidade de vida do paciente.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

  • Eletroencefalograma
  • Polissonografia Basal
  • Polissonografia Domiciliar
  • Polissonografia com CPAP/BIPAP
  • Testes das Latências Múltiplas do Sono
  • Eletroneuromiografia de MMSS
  • Eletroneuromiografia de MMII
  • Eletroneuromiografia de 4 membros
  • Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário
  • Eletroneuromiografia de face bilateral

 

Atendemos:

  • Particular
  • UNIMED
  • IPASGO
  • GEAP
  • AMIL

 

Instituto de Especialidades e Sono – IES

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!