Tratamento da insônia com medicamentos

A insônia é o distúrbio do sono mais frequente, sendo caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo ou despertar antes do horário desejado. O tratamento padrão-ouro é feito pela Terapia Cognitivo Comportamental para Insônia (TCCi), além de abordagens comportamentais e educativas, como mudança de hábitos inadequados para dormir, que perpetua e cronifica a insônia;  exposição excessiva à luminosidade próximo da hora de dormir (TV, celular, tablete, notebook); uso de bebidas cafeinadas (café, refrigerantes, energéticos, chá preto e verde) sedentarismo, entre outros; sendo, que em muitas vezes, também se faz necessário a associação de tratamento medicamentoso.

A primeira escolha de fármaco para o tratamento de insônia em adultos são as chamadas drogas Z, como o zolpidem, que apresenta eficácia e boa tolerabilidade. A principal vantagem das drogas Z em relação aos benzodiazepínicos, é que o efeito sedativo não apresenta tolerância; efeito relaxante muscular, que pode piorar ronco e apneia; o sono induzido se compara com o sono natural, diminuindo os despertares noturnos e aumentado o tempo e qualidade do sono; pela curta duração, não causam sedação no dia seguinte como os benzodiazepínicos. O zolpidem quando usado em um período curto de 2 a 3 semanas, é um hipnótico eficaz e seguro, inclusive para idosos. Devido as suas características farmacológicas, o zolpidem é eficaz para tratamento da dificuldade de iniciar ou manter o sono, pois tem baixa influência na arquitetura do sono, causa pouca redução do sono profundo, N3 (diferente dos benzodiazepínicos, que reduzem) e do sono REM.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou no final de 2018 o medicamento a eszoplicona, já utilizado há alguns anos nos Estados Unidos e que faz parte da nova geração de fármacos, da classe dos hipnóticos. O medicamento é seguro e age no sistema nervoso central, nos receptores conhecidos como gaba. Sua ação é mais prolongada durante a noite, sendo metabolizada mais lentamente pelo organismo, com uma meia vida de seis horas.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

  • Eletroencefalograma
  • Polissonografia Basal
  • Polissonografia Domiciliar
  • Polissonografia com CPAP/BIPAP
  • Testes das Latências Múltiplas do Sono
  • Eletroneuromiografia de MMSS
  • Eletroneuromiografia de MMII
  • Eletroneuromiografia de 4 membros
  • Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário
  • Eletroneuromiografia de face bilateral

 

Atendemos:

  • Particular
  • UNIMED
  • IPASGO
  • GEAP
  • AMIL

 

Instituto de Especialidades e Sono – IES

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!