Trabalhos em turnos causam privação de sono e danos à saúde

Profissões com escalas de trabalho noturno ou por turnos, como é o caso de bombeiros, policiais, médicos, enfermeiros, entre outras, causam impacto diretamente no sono. Em geral, esses profissionais possuem uma má qualidade de sono com restrição e privação de sono, provocando um assincronismo no ritmo biológico devido à redução do padrão e tempo de sono. A partir de 16 ou 17 horas acordado, a pessoa tem alterações de humor, déficit de atenção e concentração, toda parte cognitiva e motora fica prejudicada. Estudos mostram que a redução de sono pode ter associação a quadros de estresse, ansiedade e depressão.

Pessoas que ficam acordadas no período noturno, tentando dormir durante o dia, têm a qualidade de sono prejudicada. Devido à informação de claridade que chega pelo sistema visual, o organismo entende que precisa ficar acordado. Por isso que vários trabalhadores que estão cansados e com sono, e ao chegarem em casa por volta das 5 horas da manhã, quando já está amanhecendo perdem o sono. É comum que esses indivíduos tenham distúrbios do sono como apneia e insônia e alterações fisiológicas como sonolência excessiva diurna, cansaço, fadiga, déficit de memória, dificuldade de atenção e de concentração.

Existem formas de minimizar os problemas da falta de sono nos profissionais que trabalham no período noturno. Cada caso deve ser avaliado separadamente, mas algumas medidas podem ajudar. Ao sair do trabalho, pela manhã, é importante ir para casa usando óculos escuros para que a influência da claridade no sistema central seja diminuída no organismo. Outra recomendação é evitar dormir na parte da manhã, dando preferência para o período da tarde em que existe uma janela para o sono, quando ocorre uma queda da temperatura corporal. O sono âncora após o almoço ajuda a ter um sono mais longo antes do horário da próxima jornada de trabalho. Outra estratégia é fazer cochilos programados de 20 a 40 minutos durante o período de trabalho noturno. Já em relação à alimentação, a recomendação é tomar café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar durante o ciclo do dia ainda claro e, à noite, fazer apenas um lanche leve.

O ideal para se evitar problemas de sono seria que as pessoas que trabalham à noite trabalhassem menos e com uma escala mais adequada, nunca ultrapassando mais do que quatro noites seguidas de trabalho.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

  • Eletroencefalograma
  • Polissonografia Basal
  • Polissonografia Domiciliar
  • Polissonografia com CPAP/BIPAP
  • Testes das Latências Múltiplas do Sono
  • Eletroneuromiografia de MMSS
  • Eletroneuromiografia de MMII
  • Eletroneuromiografia de 4 membros
  • Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário
  • Eletroneuromiografia de face bilateral

 

Atendemos:

  • Particular
  • UNIMED
  • IPASGO
  • GEAP
  • AMIL

 

Instituto de Especialidades e Sono – IES

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!