Dormimos em média um terço das nossas vidas. Quando bebês dormíamos dezesseis horas por dia, e na sociedade ocidental, a quantidade média de sono no adulto varia de sete a oito horas. Para se entender os prejuízos relacionados a qualquer distúrbio do sono, é necessário se entender a fisiologia do sono.
O sono apresenta várias funções:
Restaurativa
Traz de volta ao organismo a condição em que ele se encontrava antes de realizar a jornada de obrigações do decorrer do dia. Ocorre a restauração da reserva de substâncias químicas que regulam o funcionamento do organismo durante o sono.
Termorregulação
O sono tem relação direta com a regulação da temperatura corporal, por isso em casos de febre nota-se alterações durante o sono. Hoje se sabe que a privação do sono reduz a capacidade de controle da temperatura corporal.
Consolidação da memória e aprendizado
Toda informação recebida no decorrer do dia, por meio do estudo, trabalho ou vida social será consolidada durante o sono. Por exemplo, ao ficar sem dormir estudando para fazer uma prova, provavelmente o estudante não conseguirá se lembrar bem do conteúdo estudado ao tentar resgatar o novo conhecimento obtido. Isso acontece pelo fato de a memória não ter sido consolidada adequadamente.
Repouso para o organismo
Durante o sono, o organismo entra em repouso, ou seja, ocorre a redução das funções dos sistemas do organismo através da redução da pressão arterial, diminuição da frequência cardíaca, relaxamento muscular, redução da produção de urina.
Além disso, o sono influencia a produção de alguns hormônios como a insulina, que controla a glicemia; leptina e grelina, que auxiliam no controle do apetite; hormônios da tireoide; cortisol, hormônio associado ao estresse; hormônio do crescimento; prolactina, responsável pela produção de leite materno, dentre outros. Por isso, quem não dorme bem tem mais tendência à obesidade, aumento das taxas de colesterol e triglicerídeos, diabetes, distúrbios do crescimento, dificuldades na amamentação, hipertensão arterial sistêmica, doenças cardíacas e vasculares, destacando se acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio, impotência sexual, etc.
Por isso, os distúrbios de sono devem ser investigados e tratados por profissionais especialistas em sono, evitando assim alterações crônicas que acarretam impactos para a saúde.
Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES
Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.
O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.
Exames:
– Eletroencefalograma
– Polissonografia Basal
– Polissonografia Domiciliar
– Polissonografia com CPAP/BIPAP
– Testes das Latências Múltiplas do Sono
– Eletroneuromiografia de MMSS
– Eletroneuromiografia de MMII
– Eletroneuromiografia de 4 membros
– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário
– Eletroneuromiografia de face bilateral
Atendemos:
– Particular
– UNIMED
– IPASGO
– GEAP
– AMIL
Para maiores informações e dúvidas:
Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919
Whatsapp: (62) 98129-9595
E-mail: [email protected]
Visite nosso site: https://ies.med.br/
Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás. Cep: 74215-170