Por que houve aumento dos distúrbios do sono nas últimas décadas?

De acordo com a pesquisa da FAPESP, de forma global, houve um aumento vertiginoso do número de pessoas, de várias faixas etárias que apresentam distúrbios do sono, nas últimas décadas.

Como exemplo, na cidade de São Paulo, a apneia obstrutiva do sono, condição em que há paradas respiratórias durante o sono, acomete um a cada três pessoas, nos adultos, dos 18 a 60 anos de idade. Já nos idosos, acima de 60 anos, este índice sobe, acometendo 1 a cada 2 idosos.

Os dados, que fazem parte da pesquisa “Episono São Paulo”, foram apresentados por Monica Levy Andersen, pesquisadora do Instituto do Sono da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), durante palestra na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Segundo a pesquisadora, a geração Z – que compreende as pessoas nascidas entre o início dos anos 1990 até os anos 2010 – é a mais acometida pela falta de sono. Entre as razões, a principal seria que esta geração foi diretamente atingida pela quarta e última grande onda causadora da privação do sono na sociedade moderna: a criação da web e a popularização da internet, a partir de 1995.

As outras três ondas foram a Revolução Industrial – na qual surgiu mais um turno de trabalho –, o início da luz elétrica, em 1879, e o advento da televisão, na década de 1920.

Porém nenhuma destas, foi mais revolucionária e impactante na privação do sono como a internet, sendo a geração Z a mais influenciada por ela.

Essa geração é também aquela em que se observa o maior consumo de substâncias que inibem ou retardam o sono, apontou a pesquisadora. Entre os jovens houve um crescimento do consumo de bebidas energéticas, por exemplo, associadas a bebidas alcoólicas.

As bebidas energéticas têm substâncias estimulantes, como a taurina e a cafeína, no entanto, o efeito delas na privação do sono, é potencializado pela ação do álcool das bebidas destiladas com as quais são misturadas.

Privação do sono em crianças

Outra parte da população que tem sido muito acometida pela privação do sono são as crianças e que tem mais preocupado os pesquisadores da área.

Estudos apontam que atualmente 60% das crianças são privadas de sono. Entre as principais causas estariam o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como tablets e smartphones. O ideal seria que as crianças tivessem entre 9 e 11 horas de sono por noite.

O sono insuficiente em crianças pode trazer como consequências, a piora do rendimento escolar, obesidade, risco de desenvolver doenças cardiometabólicas na vida adulta e alterações comportamentais, como hiperatividade.

Em adultos a privação do sono causa sonolência e diminuição do rendimento no trabalho, diferentemente a insuficiência de sono em crianças as torna hiperativas e irritadas.

Um estudo feito nos Estados Unidos revelou que crianças que tiveram privação de sono por uma semana, com sono de cinco horas por noite, pioraram o desempenho em testes de atenção e tiveram menor nota do que tinham antes em testes aritméticos.

Outro estudo mostrou que crianças com restrição de sono por mais tempo aumentaram a ingestão de maior quantidade de alimentos e bebidas açucarados. Isso ocorre devido ao aumento da produção do hormônio da fome e a diminuição do hormônio da saciedade.

 

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

– Eletroencefalograma

– Polissonografia Basal

– Polissonografia Domiciliar

– Polissonografia com CPAP/BIPAP

– Testes das Latências Múltiplas do Sono

– Eletroneuromiografia de MMSS

– Eletroneuromiografia de MMII

– Eletroneuromiografia de 4 membros

– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário

– Eletroneuromiografia de face bilateral

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Visite nosso site:  https://ies.med.br/

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!