A importância do sono para a saúde

Você sabia que passamos um terço da vida dormindo? Isto não quer dizer que o cérebro permanece em repouso, mas preparando o organismo para mais um dia de funcionamento adequado.

Como definimos um sono de qualidade? Para ser considerado um sono de qualidade é necessário acordar disposto para realizar as atividades no trabalho, na escola e nos momentos de lazer. Geralmente um adulto precisa dormir em torno de 8 horas de sono, porém o mais importante não é a quantidade de horas dormidas, e sim a qualidade, ou seja, um sono reparador, tranquilo, sem interrupções.

Atualmente, já são conhecidos pelos especialistas da medicina do sono cerca de 90 transtornos do sono, que causam um sono de qualidade ruim, gerando diminuição no desempenho profissional, escolar e nas atividades do dia-a-dia, aumentando o risco de doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, AVC, infarto, comprometimento na memória, distúrbios do humor, etc.

Alguns destes transtornos do sono, como a insônia podem ser melhorados apenas com hábitos adequados de higiene do sono, redução do stress e de peso, práticas de exercícios físicos e uma alimentação saudável. Alguns distúrbios devem ser tratados com médicos especialistas em sono, que, por meio de exames específicos, poderão diagnosticar e tratar estes transtornos.

O sono é um estado ativo gerado por regiões específicas do cérebro, durante o qual o organismo realiza atividades fundamentais para a saúde física e mental do ser humano. Veja o que acontece em seu organismo enquanto você dorme:

Funções cardiovasculares

Ocorre a diminuição da pressão arterial que atinge o mínimo na fase NREM. Durante o sono REM as frequências cardíaca e respiratória sofrem variações.

Liberação de hormônios

A secreção de vários hormônios é regulada pelo ciclo sono-vigília. Cerca de 90% do hormônio do crescimento em crianças e adolescentes são liberados durante o sono, no estágio profundo (N3) da fase não REM. Este hormônio nos adultos e idosos garante maior disposição e motivação, promove a eliminação de gordura, redução a flacidez dos músculos e da fragilidade dos ossos. Portanto, o sono também age contra o envelhecimento e o desgaste do organismo.

A prolactina (estimulador do crescimento das glândulas mamárias e da produção de leite) e o TSH que controla a atividade da glândula tireoide também são liberados no sono.

O cortisol que é responsável por fazer as pessoas despertarem tem o seu pico de liberação no início da manhã. A privação do sono pode causar alteração na liberação do cortisol gerando hiperatividade e a ansiedade.

Temperatura corporal

Durante o sono NREM ocorre a regulação da temperatura corpórea que diminui nos últimos estágios do sono.

Memória

Alguns estudos mostram que nas fases do sono REM e NREM são consolidadas as memórias geradas durante o dia. Por isso, a privação ou sono sem qualidade podem causar déficit de memória.

Defesa do organismo

Durante o sono, são liberadas as interleucinas, proteínas naturais importantes para a ativação dos linfócitos que fazem parte do sistema imunológico do corpo.

Controle do apetite 

Durante o sono é liberada uma maior quantidade de leptina, que promove a redução da ingestão de alimentos e o aumento do gasto energético e também regula a função neuroendócrina e incrementa o metabolismo de glicose e de gorduras.

 

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

 

Exames:

– Eletroencefalograma

– Polissonografia Basal, Domiciliar e com CPAP/BIPAP

– Testes das Latências Múltiplas do Sono

– Eletroneuromiografia de MMSS e de MMII

– Eletroneuromiografia de 4 membros e de face bilateral

– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário

 

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Visite nosso site:  https://ies.med.br/

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás

Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!