DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotícias

Ter insônia não é uma característica normal do idoso

O envelhecimento traz uma série de mudanças no padrão das atividades cotidianas das pessoas. Fatores como a aposentadoria, a redução de atividades físicas e o uso de medicamentos podem alterar também o padrão de sono dos idosos. Nessa fase é comum as queixas de insônia, sonolência durante o dia, perda de memória e sono fragmentado durante a noite. Para recuperar o período de descanso completo, o primeiro passo é cuidar da chamada higiene do sono.

Sonecas durante o dia, ingerir alimentos calóricos no jantar e falta de atividades diurnas são hábitos que interferem diretamente na qualidade do sono em qualquer idade, principalmente na velhice.

O sono do idoso é diferenciado devido às modificações cerebrais no envelhecimento e pelo maior sedentarismo nesta fase da vida. As alterações no sono também podem ser sintomas de doenças comum da terceira idade, como a Doença de Parkinson, Alzheimer, depressão, problemas respiratórios e sobrepeso.

Naturalmente, o sono nessa faixa etária torna-se mais leve e geralmente não ultrapassa oito horas diárias. A grande maioria dos idosos possui o hábito de dormir cedo e também acordar mais cedo devido a uma rotina de trabalho adotada durante anos.

A questão do sono é muito individual, cada um tem o seu ritmo biológico, o importante é o idoso se sentir bem, descansado após acordar, mesmo com o sono reduzido.

O sono precisa ser estudado de forma multidisciplinar, já que várias condições médicas podem interferir na qualidade do sono. É preciso identificar quais doenças estão comprometendo a qualidade do sono e principalmente detectar se existe a privação crônica de sono (Síndrome do Sono Insuficiente), uma condição bastante comum nos dias atuais. Outro fator que sempre precisa ser abordado é a Higiene do Sono, que é a doção de horários regulares de deitar e levantar, prática de atividade física regular, evitar a exposição à luz da TV, do celular, do computador próximo a hora de deitar, além de evitar refeições pesadas e ingesta de bebidas estimulantes, como a cafeína, energético, chás preto e verde, etc. Assim, o especialista em sono, através da investigação e tratamento de todas as condições que estejam interferindo no sono, poderá ajudar a melhorar sua qualidade.

 

 

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

 

Exames:

– Eletroencefalograma

– Polissonografia Basal, Domiciliar e com CPAP/BIPAP

– Testes das Latências Múltiplas do Sono

– Eletroneuromiografia de MMSS e de MMII

– Eletroneuromiografia de 4 membros e de face bilateral

– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário

 

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Visite nosso site:  https://ies.med.br/

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás

Etiquetas
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar