Causas do Bruxismo do Sono e Bruxismo Diurno

O bruxismo foi definido pela Academia Americana de Dor Orofacial, em 1996, como uma atividade parafuncional diurna ou noturna caracterizada pelo ranger, apertar ou esfregar os dentes entre si, gerando um ruído. Muitos pacientes realizam esta atividade inconscientemente, nestes casos o bruxismo pode ser detectado pela presença de facetas de desgaste nos dentes e pode ser observado por meio de registros polissonográficos.

A American Sleep Disorders Association (ASDA), em 1997, definiu o bruxismo do sono (BS) como uma parassônia, um fenômeno físico indesejável que ocorria paralelamente ao sono, sem afetar sua macroestrutura. A partir de 2005, a American Academy of Sleep Medicine (AASM) classificou o bruxismo do sono como um distúrbio de movimento e o definiu como uma atividade oral caracterizada por ranger ou apertar os dentes durante o sono que geralmente está associada a microdespertares.

Como provavelmente a etiologia do bruxismo é diversa, em 2001, classificaram-no em primário e secundário. O bruxismo que não está associado a história médica e tem causa idiopática é a forma primária. A forma secundária está associada a distúrbios neurológicos, psiquiátricos ou do sono, entre eles apneia obstrutiva do sono, insônia, parassônias, desordens de comportamento.  Este tipo de bruxismo também pode ocorrer em decorrência da administração ou retirada de drogas ou substâncias químicas, tais como: álcool, café, cigarro, cocaína, anfetaminas e antidepressivos do tipo inibidores seletivos da recaptação de serotonina.

O bruxismo pode ocorrer no estado de vigília e sono. O bruxismo que ocorre na vigília é denominado de apertamento diurno, considerado uma entidade separada do bruxismo que ocorre no sono, denominado de bruxismo do sono.

Assim, o bruxismo diurno tem como característica uma atividade semivoluntária da mandíbula, de apertar os dentes enquanto o indivíduo se encontra acordado, geralmente não ocorre o ranger de dentes, e está relacionado a um tique ou hábito. Já o bruxismo do sono ocorre enquanto o indivíduo dorme, sendo uma atividade inconsciente de ranger ou apertar os dentes, com produção de sons.

O diagnóstico clínico pode ser complementado pela polissonografia, que irá identificar os episódios de bruxismo durante a noite de sono.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

– Eletroencefalograma

– Polissonografia Basal, Domiciliar e com CPAP/BIPAP

– Testes das Latências Múltiplas do Sono

– Eletroneuromiografia de MMSS e de MMII

– Eletroneuromiografia de 4 membros e de face bilateral

– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Visite nosso site:  https://ies.med.br/

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás

 

Responsável Técnico: Dra Giuliana Macedo Mendes – CRM/GO: 7375 – RQE 4442 / 4396 / 10095

 

Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!