DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotícias

Cochilar após o almoço faz bem à saúde

Cochilar após o almoço não é sinônimo de preguiça, mas sim um hábito que contribui na melhora do desempenho das atividades diurnas e noturnas e, consequentemente, traz mais saúde.

A “sesta”, como também é conhecida, é uma necessidade fisiológica. Isso porque no processo de digestão parte do fluxo sanguíneo é desviado para o estômago, diminuindo a quantidade de sangue em outras áreas como o cérebro e os músculos. O corpo fica mais relaxado e o cérebro trabalha com maior lentidão provocando um estado de sonolência.

O cochilo, de duração inferior ou igual a 30 minutos, tem como benefícios revigorar o cérebro, melhorar o desempenho cognitivo como a memória e aprendizado e a capacidade cardiovascular, diminuindo o risco de doenças coronarianas. O ideal é que se descanse no período de 30 minutos no caso de adultos e no máximo 2 horas no caso das crianças. O tempo de cochilo superior a este período pode ser prejudicial, levando ao aumento da latência para início do sono noturno, sua fragmentação e redução de sua duração.

Em casos de indivíduos que apresentam uma sonolência excessiva no trabalho ou em alunos, na sala de aula, a principal causa pode ser quantidade insuficiente de sono durante a noite (privação de sono), além de distúrbios de sono que afetam a qualidade do sono, resultando em necessidade de cochilar por mais tempo durante o dia, justamente pelo fato do sono noturno não ser de qualidade. Nestes casos recomenda-se procurar o médico especialista em sono para investigação da causa da má qualidade do sono.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

– Eletroencefalograma

– Polissonografia Basal, Domiciliar e com CPAP/BIPAP

– Testes das Latências Múltiplas do Sono

– Eletroneuromiografia de MMSS e de MMII

– Eletroneuromiografia de 4 membros e de face bilateral

– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Visite nosso site:  https://ies.med.br/

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás

Etiquetas
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar