Problemas com o sono, como dificuldade em adormecer, manter o sono e/ou despertar muito cedo, ocorre em torno de um terço dos adultos semanalmente. Essas dificuldades do sono geralmente são transitórias e de menor importância, na maioria das pessoas. No entanto, insônia prolongada pode ter consequências maléficas na saúde e qualidade de vida.
A insônia é o distúrbio do sono mais frequente e o diagnóstico deverá ser realizado caso ocorra os seguintes critérios: dificuldade em iniciar, manter o sono, ou despertar precoce. Essa dificuldade ocorre apesar de tentativas e oportunidades adequadas para o sono. É necessário que a insônia ocorra pelo menos três vezes por semana e com duração de três meses para ser chamada de insônia crônica.
A insônia geralmente decorre da interação de diversos fatores como físicos, biológicos, mentais, psicológicos e sociais. Entre eles, estão: estresse, hábitos inadequados de sono, sedentarismo, estilo de vida irregular, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais, problemas respiratórios, dores crônicas, distúrbios gastrointestinais, ingestão de medicamentos ou substâncias, entre outros.
Com a insônia ocorre uma insatisfação com a quantidade ou qualidade de sono, devido à dificuldade em iniciar ou manter o sono; despertares frequentes e a dificuldade de voltar a dormir após estes eventos.
A insônia pode trazer prejuízo no funcionamento diurno, como:
-Fadiga ou baixa energia;
-Cansaço diurno;
-Déficits na atenção, concentração, memória e/ou alteração do humor;
-Prejuízo na atividade profissional, escolar e/ou social;
-Dificuldade comportamental ou alteração do humor;
O médico especialista em sono, através de uma avaliação clínica completa e exames complementares é o profissional qualificado no diagnóstico e tratamento da insônia. O tratamento para a insônia crônica inclui duas abordagens complementares: tratamento comportamental e farmacológico. O tratamento comportamental compreende: educação do paciente, higiene do sono, relaxamento e controle de estímulos externos, além da terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCCi), que é tratamento padrão-ouro, de escolha.
Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES
Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.
O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.
Exames:
– Eletroencefalograma
– Polissonografia Basal, Domiciliar e com CPAP/BIPAP
– Testes das Latências Múltiplas do Sono
– Eletroneuromiografia de MMSS e de MMII
– Eletroneuromiografia de 4 membros e de face bilateral
– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário.
Atendemos:
– Particular
– UNIMED
– IPASGO
– GEAP
– AMIL
Para maiores informações e dúvidas:
Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919
Whatsapp: (62) 98129-9595
E-mail: [email protected]
Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás
Responsável Técnico: Dra Giuliana Macedo Mendes – CRM/GO: 7375 – RQE 4442 / 4396 / 10095