Insônia é um distúrbio do sono que requer tratamento

Problemas com o sono, como dificuldade em adormecer, manter o sono e/ou despertar muito cedo, ocorre em torno de um terço dos adultos semanalmente. Essas dificuldades do sono geralmente são transitórias e de menor importância, na maioria das pessoas. No entanto, insônia prolongada pode ter consequências maléficas na saúde e qualidade de vida.

A insônia é o distúrbio do sono mais frequente e o diagnóstico deverá ser realizado caso ocorra os seguintes critérios: dificuldade em iniciar, manter o sono, ou despertar precoce. Essa dificuldade ocorre apesar de tentativas e oportunidades adequadas para o sono. É necessário que a insônia ocorra pelo menos três vezes por semana e com duração de três meses para ser chamada de insônia crônica.

A insônia geralmente decorre da interação de diversos fatores como físicos, biológicos, mentais, psicológicos e sociais. Entre eles, estão: estresse, hábitos inadequados de sono, sedentarismo, estilo de vida irregular, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais, problemas respiratórios, dores crônicas, distúrbios gastrointestinais, ingestão de medicamentos ou substâncias, entre outros.

Com a insônia ocorre uma insatisfação com a quantidade ou qualidade de sono, devido à dificuldade em iniciar ou manter o sono; despertares frequentes e a dificuldade de voltar a dormir após estes eventos.

A insônia pode trazer prejuízo no funcionamento diurno, como:

-Fadiga ou baixa energia;

-Cansaço diurno;

-Déficits na atenção, concentração, memória e/ou alteração do humor;

-Prejuízo na atividade profissional, escolar e/ou social;

-Dificuldade comportamental ou alteração do humor;

O médico especialista em sono, através de uma avaliação clínica completa e exames complementares é o profissional qualificado no diagnóstico e tratamento da insônia. O tratamento para a insônia crônica inclui duas abordagens complementares:  tratamento comportamental e farmacológico. O tratamento comportamental compreende: educação do paciente, higiene do sono, relaxamento e controle de estímulos externos, além da terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCCi), que é tratamento padrão-ouro, de escolha.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

– Eletroencefalograma

– Polissonografia Basal, Domiciliar e com CPAP/BIPAP

– Testes das Latências Múltiplas do Sono

– Eletroneuromiografia de MMSS e de MMII

– Eletroneuromiografia de 4 membros e de face bilateral

– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário.

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás

 

Responsável Técnico: Dra Giuliana Macedo Mendes – CRM/GO: 7375 – RQE 4442 / 4396 / 10095

Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!