Você sabia que o RONCO é o principal sintoma noturno da APNEIA DO SONO?

O Ronco, além de ser um Distúrbio Respiratório do Sono muito frequente, é também o principal sintoma noturno existente na Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), que é caracterizada pela obstrução total (apneia) ou parcial (hipopneia) das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em despertares frequentes, sono de má qualidade, não reparador e tendo como principal consequência diurna, a sonolência excessiva.

A Apneia do Sono pode ser classificada em grau leve, moderado ou acentuado/grave e, além da sonolência diurna excessiva, pode manifestar com dificuldade de concentração nas atividades diárias, irritabilidade, depressão, dor de cabeça crônica, comprometimento na memória, ganho de peso e até impotência sexual. Se não tratada, pode aumentar o risco de aparecimento de doenças sistêmicas como hipertensão, arritmia, infarto, derrame, diabetes e obesidade.

O diagnóstico é clínico e confirmado pelo exame do sono, chamado de Polissonografia, que detecta vários Distúrbios do Sono. O tratamento compreende medidas comportamentais: emagrecimento; evitar o uso de bebidas alcoólicas, assim como o tabagismo; prática de atividades físicas regulares; associado ao uso do Aparelho de Pressão Positiva Continua (CPAP) que mantém as vias aéreas abertas durante o sono, eliminando o ronco e a apneia. É o tratamento padrão-ouro para os graus moderado e acentuado/grave, sendo o Aparelho Intraoral (AIO) uma opção de tratamento para os graus leve e moderado da doença.

A Apneia do Sono, quando não tratada, pode trazer graves consequências à saúde. Caso apresente alguns dos sintomas mencionados, faça uma avaliação com um especialista em Medicina do Sono, pois para o diagnóstico tanto do Ronco como da Apneia do Sono é necessário avaliação de uma noite de sono, pela polissonografia.

 

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Celular / Whatsapp: (62) 98129-9595

Visite nosso site: https://ies.med.br/

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás

 

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

 

Responsável Técnico: Dra Giuliana Macedo Mendes – CRM/GO: 7375 – RQE 4442 / 4396 / 10095

Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!