O aumento das queixas de bruxismo durante a pandemia do coronavírus pode ser justificado pela intensificação de fatores associados como ansiedade, estresse e insônia.
Bruxismo do Sono é caracterizado por atividades exacerbadas dos músculos mastigatórios que ocorrem durante o sono de forma rítmica (ranger ou bater os dentes) ou não rítmica (apertar os dentes). É considerado um distúrbio de movimento do sono e pode estar associado à Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e Insônia.
Outro fenômeno que afeta cerca de 20 % da população, é o hábito de pressionar os dentes durante o dia chamado de bruxismo de vigília.
O diagnóstico é clínico e pode ser comprovado através do exame de polissonografia para graduar sua frequência e intensidade, assim como sua repercussão na qualidade e eficiência do sono.
O tratamento inclui estratégias comportamentais, como evitar fatores de risco (uso de cigarro, álcool, cafeína e consumo de drogas), educação do paciente, técnicas de relaxamento, higiene do sono, terapia cognitivo comportamental e o uso de aparelhos oclusais na maxila e na mandíbula.
Para diagnóstico e tratamento, agende sua avaliação com especialista em Medicina e Odontologia do Sono.
Para maiores informações e dúvidas:
Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919
Whatsapp: (62) 98129-9595
Visite nosso site: https://ies.med.br/
Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás
Atendemos:
– Particular
– UNIMED
– IPASGO
– GEAP
– AMIL
Responsável Técnico: Dra Giuliana Macedo Mendes – CRM/GO: 7375 – RQE 4442 / 4396 / 10095