A Rinite Alérgica pode estar associada a hipertrofia das conchas inferiores (cornetos) e possíveis desvios do septo nasal, que resultam em aumento da resistência nasal, com consequente aumento da obstrução nasal, provocando abertura da boca, com queda e posteriorização da língua e aumento da obstrução faríngea. Esses mecanismos explicam a relação da Rinite com a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).
Entre os principais sintomas da Rinite, além da obstrução nasal, estão a sonolência, fadiga e irritabilidade que se assemelham ao quadro clínico dos pacientes com SAOS. Estes sintomas podem ser originários do próprio quadro alérgico ou devido à consequência da obstrução nasal, que impacta diretamente na qualidade do sono.
Mesmo que a presença e gravidade da Rinite não determine a gravidade da SAOS, é considerada fator de risco para o aparecimento dos Distúrbios Respiratórios Obstrutivos do Sono. Além disso, os pacientes com sintomas de obstrução nasal apresentam paradas respiratórias (apneias) mais longas e mais frequentes. Outro fator importante é que na Rinite Alérgica ocorre aumento de mediadores inflamatórios que podem influenciar na qualidade do sono do indivíduo.
Portanto, é essencial na avaliação dos Distúrbios Respiratórios do Sono fazermos uma avaliação multidisciplinar, diagnosticar e tratar todos os possíveis fatores de riscos associados à SAOS, como Rinite Alérgica, Obesidade, Tabagismo, Alcoolismo, Sedentarismo, entre outros.
Para maiores informações e dúvidas:
Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919
Celular / Whatsapp: (62) 98129-9595
Visite nosso site: https://ies.med.br/
Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás
Atendemos:
– Particular
– UNIMED
– IPASGO
– GEAP
– AMIL
-Planmed
Responsável Técnico: Dra Giuliana Macedo Mendes – CRM/GO: 7375 – RQE 4442 / 4396 / 10095