Os sintomas e causas da apneia obstrutiva do sono

A Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma parada respiratória causada pelo colabamento na região da faringe e ocorre predominantemente em que ronca. No momento da apneia, os roncos cessam, justamente pela parada do fluxo de ar. A repetição dos episódios de apneia, tem como consequência a menor oxigenação do sangue, o que pode resultar em danos ao organismo.

A apneia no adulto se caracteriza pela suspensão da respiração por 10 segundos em cinco ou mais episódios por hora de sono e diminuição dos níveis de oxigênio no sangue. Para ser considerada apneia nas crianças, basta 1 ou mais parada respiratória por hora de sono.

Entre a população a apneia é mais comum entre os homens de meia idade e obesos. Além de contribuir para a piora do sono, a apneia pode causar ou agravar quadros de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial sistêmica, arritmias, infartos, insuficiência cardíaca congestiva e acidente vascular cerebral. Em muitos casos, ocorre a redução e controle da pressão arterial apenas com o tratamento da apneia.

Alguns fatores que podem estar associados contribuem para o aparecimento do ronco e da apneia:

  • Amídalas e adenoides muito grandes;
  • Obstrução da respiração devido a tumores, desvio de septo, pólipos nasais e hipertrofia dos cornetos;
  • Dormir de barriga para cima;
  • Queixo projetado um pouco para trás, que faz recuar a base da língua,
  • Consumo de álcool, tabaco, medicamentos à base de benzodiazepínicos e refluxo gastroesofágico;
  • Obesidade, porque favorece a infiltração de gordura na faringe.

Sintomas

Para saber se o indivíduo tem apneia obstrutiva do sono, alguns sintomas devem estar presentes como: ronco, agitação no sono, falta de disposição e sonolência durante o dia, dor de cabeça, déficit da memória, da atenção e da concentração, propensão à depressão, hipertensão, arritmias cardíacas e, principalmente, inúmeros micro despertares que podem ou não ser lembrados pelo portador do distúrbio. Duas razões podem levar o portador da apneia a acordar por si mesmo, uma delas é o esforço que despende para respirar e a outra é a hipoxemia, que é a falta de oxigênio.

Diagnóstico

Muitas vezes a apneia obstrutiva do sono é descoberta após relatos das pessoas com as quais convivem. Mas para confirmar o diagnóstico é essencial a avaliação médica e a polissonografia, que é o exame para mapear o comportamento durante o sono.

A aplicação do Questionário Clínico de Berlin e da Escala de Sonolência de Epworth ajuda a identificar pessoas com risco de serem portadoras de SAOS.

 

Tratamento

O tratamento é sempre multidisciplinar e varia de acordo com a gravidade do caso. Primeiramente se tenta reduzir os fatores agravantes da SAOS como por exemplo combater as causas da obstrução nasal e do refluxo gastroesofágico; diminuir o peso corporal; dormir de lado; evitar o uso de bebidas alcoólicas, calmantes e cigarro algumas horas antes de dormir.

Além destas medidas, é necessário recorrer ao uso Aparelhos de Pressão Positiva (PAP), que é considerado o padrão-ouro para o tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono. Os PAP são geradores de ar, que se conectam às máscaras nasais e que mantêm uma pressão positiva e contínua nas vias aéreas, evitando sua obstrução. Em situações de obstrução das vias aéreas superiores, como adenoide aumentada, desvio de septo acentuado, entre outros, pode ser necessário tratamento cirúrgico.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

  • Eletroencefalograma
  • Polissonografia Basal
  • Polissonografia Domiciliar
  • Polissonografia com CPAP/BIPAP
  • Testes das Latências Múltiplas do Sono

 

Atendemos:

  • Particular
  • UNIMED
  • IPASGO
  • GEAP
  • AMIL

 

Instituto de Especialidades e Sono – IES

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

5/5 - (3 votes)
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!