O sono é um estado transitório e reversível, que se alterna com a vigília (estado desperto). Ele é um processo ativo que envolve múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central. Durante o sono ocorrem dois estados distintos: o sono menos ativo (sono não REM), e o sono ativo com atividade cerebral mais rápida (sono REM). O sono não REM é subdividido em três estágios (N1, N2 e N3), segundo a progressão da sua profundidade, sendo o N3 o profundo, chamado de sono de ondas lentas, que revelam uma alta amplitude. Já no sono REM, a atividade cerebral é de baixa amplitude e mais rápida, com episódios de movimentos rápidos dos olhos e relaxamento muscular máximo (atonia). Além disso, neste estágio também ocorrem os sonhos e a consolidação da memória.
Em pessoas sem distúrbio de sono, ocorre a alternância em ciclos do sono não REM e de sono REM ao longo da noite. O sono não REM e o sono REM repetem-se a cada 70 a 110 minutos, com 4 a 6 ciclos por noite. O padrão dos estágios de sono durante a noite pode ser alterado por vários fatores, como: idade, ritmo circadiano, temperatura ambiente, ingestão de drogas ou determinadas doenças. Geralmente, na primeira metade da noite predomina o sono não REM, enquanto o sono REM predomina na segunda metade.
Várias funções são atribuídas ao sono e uma das mais importantes é a recuperação pelo organismo de débito energético estabelecido durante a vigília. Além dessa função, existem outras especialmente ao sono REM, tais como: manutenção do equilíbrio geral do organismo, preservação das substâncias químicas no cérebro reguladoras do ciclo vigília-sono, consolidação da memória, regulação da temperatura corporal, entre outras.
Dicas de Higiene do Sono
-Ter horários regulares para dormir e acordar.
-Deitar na cama somente quando for dormir e estiver com sono.
-Manter um ambiente de dormir apropriado: limpo, escuro, sem ruídos, bem ventilado e confortável.
-Não ingerir bebidas alcoólicas ou a base de cafeína, chás estimulantes e refrigerantes próximo ao horário de dormir.
-Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
-Evitar dormir de dia para compensar algumas noites mal dormidas.
-Fazer refeições leves e pelo menos 3 a 4 horas antes de dormir.
-Evitar pensar em problemas quando for dormir.
-Realizar atividades repousantes e relaxantes preparatórias para o sono.
-Manter-se ativo física e mentalmente.
Em casos de problemas no sono recorrentes e persistentes é importante procurar um médico especialista em sono para avaliação de possíveis distúrbios do sono para poder indicar o tratamento mais adequado e com isso, melhorar a qualidade do sono.
Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES
Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.
O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.
Exames:
- Eletroencefalograma
- Polissonografia Basal
- Polissonografia Domiciliar
- Polissonografia com CPAP/BIPAP
- Testes das Latências Múltiplas do Sono
Atendemos:
- Particular
- UNIMED
- IPASGO
- GEAP
- AMIL
Instituto de Especialidades e Sono – IES
Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919
Whatsapp: (62) 98129-9595
E-mail: [email protected]
Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás. Cep: 74215-170