DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotícias

Quem sofre de apneia obstrutiva do sono tem maior predisposição a hipertensão arterial

Avalie esta postagem

De acordo com vários estudos, quem apresenta Apneia do Sono tem grandes chances de se tornar hipertenso. A apneia causa um grande estresse durante o sono e diminui a oxigenação dos tecidos do organismo. A interrupção da respiração reduz a oxigenação, aumenta o gás carbônico e causa um curto despertar do sono para retomar a respiração. Todos esses fatores associados promovem à ativação do sistema simpático, que causa hipertensão.

As consequências da hipertensão arterial são graves e podem causar problemas como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.

O estudo foi apresentado durante o XVII Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) e o XVIII Scientific Sessions of the Interamerican Society of Hypertension (IASH)

Causas da Apneia do Sono

A apneia do sono é quando ocorre a interrupção da passagem do ar para os pulmões durante o sono. Tal situação pode ocorrer por vários fatores: relaxamento maior que o normal dos músculos da garganta e língua, hipertrofia das amígdalas e adenoides, dificuldade de manter a garganta aberta devido ao excesso de tecido mole.

Sintomas

Ronco e sonolência diurna são considerados os principais sintomas da apneia do sono, embora muitas vezes não são percebidos pelos pacientes. A falta de oxigênio causa vários despertares noturnos e o sono fica fragmentado levando a sonolência diurna.

Outros sintomas da apneia: acordar com sensação de sufocamento, ofegante, com dor no peito ou desconforto, confuso ou com dor de cabeça; sensação de boca seca ou dor de garganta pela manhã; alterações no humor, como irritabilidade; dificuldade de concentração; impotência sexual.

Tratamento

Para confirmar o diagnóstico e fazer o estudo da apneia é realizado o exame de polissonografia, feito no laboratório do sono ou domiciliar. Após a polissonografia, o médico especialista em sono irá avaliar o caso e propor o tratamento adequado. Algumas mudanças nos hábitos de vida podem contribuir muito com a melhora da apneia do sono como perda de peso, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, dormir de lado, fazer refeições leves antes de dormir, evitar fumar 4 horas antes de deitar.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

  • Eletroencefalograma
  • Polissonografia Basal
  • Polissonografia Domiciliar
  • Polissonografia com CPAP/BIPAP
  • Testes das Latências Múltiplas do Sono

 

Atendemos:

  • Particular
  • UNIMED
  • IPASGO
  • GEAP
  • AMIL

 

Instituto de Especialidades e Sono – IES

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo