Distúrbios do sono são frequentes em pacientes com Doença de Parkinson

A maioria dos pacientes com Parkinson dormem mal e tem um sono pouco restaurador. Três fatores principais contribuem para a má qualidade do sono: sendo a própria Doença de Parkinson o primeiro deles. A doença altera o funcionamento do sistema nervoso e consequentemente a regulação do sono, deixando-o pouco eficiente. Sintomas comuns como os tremores também podem contribuir para os despertares noturnos. As alterações do humor são a segunda causa e frequentemente encontradas nos pacientes com Parkinson. Episódios de tristeza, preocupação, ansiedade e quadros de depressão frequentes são vistos nos pacientes com Parkinson, podendo comprometer, de forma significativa, a qualidade do sono. Algumas medicações usadas para tratar o Parkinson além de estimulantes, possuem efeitos colaterais que podem tornar o sono mais agitado e não restaurador.

As perturbações do sono alteram significativamente a qualidade de vida dos doentes com Doença de Parkinson, mas que muitas são subdiagnosticadas. Juntamente com os sintomas motores, as alterações no sono são uma das principais responsáveis pela incapacidade na Doença de Parkinson e têm um impacto substancial, na qualidade de vida do paciente.

A prevalência exata das alterações do sono ainda é desconhecida, porém 60% a 90% dos doentes com Parkinson apresentam queixas relacionadas com o sono, sendo um importante fator preditivo de má qualidade de vida. As alterações do sono mais comuns nestes pacientes são a insônia, sono fragmentado, sonolência diurna excessiva, ataques de sono, alteração de comportamento do sono REM, outras parassonias do sono NREM, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas (SPI) e movimentos periódicos dos membros (MPM).

Em muitos casos, pequenos ajustes na rotina ou nos medicamentos auxiliam na melhora do sono dos pacientes.  As orientações a seguir, chamada de Higiene do Sono, são fundamentais para se ter uma noite de sono de qualidade:

  1. Procure deixar o quarto escuro e silencioso. Também pode se manter um ponto de iluminação discreto que garante a segurança caso se precise ir ao banheiro à noite.

2.A temperatura do quarto deve ser confortável – nem fria nem quente.

3.Evite alimentos pesados e gordurosos à noite e aguarde duas horas após o jantar para se dormir.

4.Evite o consumo de chá preto, chá mate, refrigerante e café á noite pois são bebidas cafeinadas, ou seja, estimulantes.

5.Tome um banho morno e use roupas confortáveis, de acordo com a estação do ano.

  1. Evite ingerir líquido em excesso após às 18 horas para evitar de usar o banheiro durante a noite, lembrando que a necessidade de se urinar a noite (noctúria) pode ser um sintoma noturno da Apneia do Sono.

7.Não consuma bebida alcoólica nem fume antes de dormir.

8.Desligue televisão e eletrônicos 1 hora ou pelo menos 30 minutos antes de deitar. O ideal é ter este tempo para preparar o corpo e mente para o descanso.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

  • Eletroencefalograma
  • Polissonografia Basal
  • Polissonografia Domiciliar
  • Polissonografia com CPAP/BIPAP
  • Testes das Latências Múltiplas do Sono

 

Atendemos:

  • Particular
  • UNIMED
  • IPASGO
  • GEAP
  • AMIL

 

Instituto de Especialidades e Sono – IES

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

 

5/5 - (1 vote)
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!