DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotícias

Horário de verão afeta o sono e traz consequências para a saúde

O organismo funciona como um relógio biológico, uma parte do sistema nervoso determina os horários nos quais o corpo sente sono, fome, cansaço e os momentos de maior disposição física e mental. O hormônio cortisol é liberado no organismo antes do indivíduo despertar, sendo responsável por prepará-lo para as atividades do dia. Qualquer alteração no ritmo biológico provoca uma série de problemas físicos no organismo.

Como consequência imediata do horário de verão ou do seu término temos o desajuste do relógio biológico. Enquanto não acontece a adaptação ao novo horário, o indivíduo tem mais sonolência e, em consequência aumenta o cansaço, diminuindo a atenção. Esses fatores determinam a redução do rendimento no trabalho, na escola e no cotidiano em geral. O organismo da maioria das pessoas se adapta ao horário de verão em uma semana. No entanto, há quem não consegue se adaptar. Pessoas notívagas cujo rendimento é maior no período noturno, costumam demorar mais para se adaptarem. Além de sono e cansaço, é comum apresentarem alteração nos horários de alimentação e de dormir.

No Brasil não há estatísticas sobre os prejuízos causados pelo desajuste do relógio biológico, mas de acordo com o estudo de um psicólogo da Universidade de British Columbia, EUA, os acidentes de trânsito aumentam 8% no dia seguinte à implantação ao horário de verão. Outro estudo, da Sociedade Canadense do Sono, relata que a falta de atenção contribui para 90% de todos os acidentes de trânsito. Outro estudo americano relata que o país arca com um custo anual de U$ 3,55 bilhões decorrentes dos acidentes de trânsito provocados por desatenção. Ou seja, além de prejuízos na saúde geral das pessoas o horário de verão causa prejuízos também financeiros e materiais.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

  • Eletroencefalograma
  • Polissonografia Basal
  • Polissonografia Domiciliar
  • Polissonografia com CPAP/BIPAP
  • Testes das Latências Múltiplas do Sono

 

Atendemos:

  • Particular
  • UNIMED
  • IPASGO
  • GEAP
  • AMIL

 

Instituto de Especialidades e Sono – IES

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

 

5 (100%) 1 vote[s]
Etiquetas
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo