O organismo funciona como um relógio biológico, uma parte do sistema nervoso determina os horários nos quais o corpo sente sono, fome, cansaço e os momentos de maior disposição física e mental. O hormônio cortisol é liberado no organismo antes do indivíduo despertar, sendo responsável por prepará-lo para as atividades do dia. Qualquer alteração no ritmo biológico provoca uma série de problemas físicos no organismo.
Como consequência imediata do horário de verão ou do seu término temos o desajuste do relógio biológico. Enquanto não acontece a adaptação ao novo horário, o indivíduo tem mais sonolência e, em consequência aumenta o cansaço, diminuindo a atenção. Esses fatores determinam a redução do rendimento no trabalho, na escola e no cotidiano em geral. O organismo da maioria das pessoas se adapta ao horário de verão em uma semana. No entanto, há quem não consegue se adaptar. Pessoas notívagas cujo rendimento é maior no período noturno, costumam demorar mais para se adaptarem. Além de sono e cansaço, é comum apresentarem alteração nos horários de alimentação e de dormir.
No Brasil não há estatísticas sobre os prejuízos causados pelo desajuste do relógio biológico, mas de acordo com o estudo de um psicólogo da Universidade de British Columbia, EUA, os acidentes de trânsito aumentam 8% no dia seguinte à implantação ao horário de verão. Outro estudo, da Sociedade Canadense do Sono, relata que a falta de atenção contribui para 90% de todos os acidentes de trânsito. Outro estudo americano relata que o país arca com um custo anual de U$ 3,55 bilhões decorrentes dos acidentes de trânsito provocados por desatenção. Ou seja, além de prejuízos na saúde geral das pessoas o horário de verão causa prejuízos também financeiros e materiais.
Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES
Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.
O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.
Exames:
- Eletroencefalograma
- Polissonografia Basal
- Polissonografia Domiciliar
- Polissonografia com CPAP/BIPAP
- Testes das Latências Múltiplas do Sono
Atendemos:
- Particular
- UNIMED
- IPASGO
- GEAP
- AMIL
Instituto de Especialidades e Sono – IES
Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919
Whatsapp: (62) 98129-9595
E-mail: [email protected]
Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás. Cep: 74215-170