DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotícias

Roncar é normal ou pode ser sintoma de alguma doença?

O ronco é um ruído provocado pelo estreitamento das vias respiratórias superiores durante o sono. Quando a pessoa dorme de barriga para cima, há um relaxamento do dorso da língua e da musculatura causando uma vibração nessa região, na laringe e úvula, que é o ronco.

O ronco pode ter diversas causas como a flacidez nos músculos da garganta, as adenoides aumentadas, o desvio de septo, pólipos no nariz, sinusite, obstrução nasal, além de também ser causado pela obesidade.

O ronco pode ainda ser sintoma da Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS). Esse distúrbio é provocado pela obstrução das vias respiratórias, o que resulta na diminuição ou obstrução do fluxo de ar que levam a paradas respiratórias que com duração maior de 10 segundos são consideradas patológicas.

As consequências mais comuns do ronco são cansaço e sonolência durante o dia. Também é comum haver déficit da memória, desatenção, dificuldade de aprendizado, irritabilidade e labilidade emocional. O ronco associado com a apneia do sono, pode ter consequências graves, como problemas cardíacos, tais como hipertensão arterial, arritmia cardíaca, doença coronariana, insuficiência cardíaca e isquemia cerebral.

Os idosos são os mais acometidos pela apneia obstrutiva do sono. A grande incidência de acometimentos cardiovasculares, respiratórios e metabólicos comuns ao envelhecimento, somado se à apneia do sono, acarreta o agravamento dos sintomas e da piora das consequências, podendo até mesmo resultar em morte súbita.

O diagnóstico de doenças respiratórias associadas ao ronco ocorre por meio de consulta com neurologista especialista em sono e do exame de polissonografia, que consiste na análise detalhada da qualidade de sono, incluindo eventos respiratórios, cardiológicos e neurológicos.

O tratamento dos quadros leves de ronco e apneia podem ser feitos controlando os fatores de risco e mudando a posição de dormir, dando preferência à posição de lado. Também pode ser utilizado à noite, um aparelho intraoral móvel e portátil, que ajude a manter a boca fechada e a projeta a mandíbula para a frente. Este tratamento é feito por um odontólogo, especialista em sono.

Para os casos graves, a melhor indicação é o CPAP nasal. O aparelho produz um fluxo de ar constante de ar, mantendo a via aérea aberta e impedindo, assim, que a apneia ocorra. O tratamento. além de abolir o ronco e a apneia, o uso do CPAP melhora a qualidade de sono e de vida, assim como diminui o risco do aparecimento de problemas cardiovasculares.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

  • Eletroencefalograma
  • Polissonografia Basal
  • Polissonografia Domiciliar
  • Polissonografia com CPAP/BIPAP
  • Testes das Latências Múltiplas do Sono

 

Atendemos:

  • Particular
  • UNIMED
  • IPASGO
  • GEAP
  • AMIL

 

Instituto de Especialidades e Sono – IES

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás.  Cep: 74215-170

 

Avalie esta postagem
Etiquetas
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 16 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo