A diminuição da quantidade e qualidade de sono tem se tornado uma condição endêmica na sociedade moderna. E segundo estudos recentes existe importantes associações entre o déficit do sono e a obesidade.
Mesmo sabendo que a genética desempenha um papel importante na determinação da massa corporal, o aumento da prevalência da obesidade nas últimas décadas tem sido fortemente relacionado com as variáveis ambientais. Assim, o sono tem sido apontado como importante variável, em que distúrbios no tempo de sono tem sido maciçamente associada a um descontrole da ingestão alimentar e à obesidade.
Durante o sono, ocorrem processos fundamentais para o metabolismo, principalmente no que se refere à produção e à circulação de hormônios no corpo.
A diminuição do tempo total de sono provoca alteração no comportamento de dois hormônios: a diminuição do hormônio leptina (hormônio da saciedade) e o aumento do hormônio grelina (hormônio da fome), resultando, assim, no aumento da fome e consequentemente da ingestão alimentar.
A grelina tem sua concentração alta nos períodos de jejum e nos períodos que antecedem as refeições, caindo imediatamente após a alimentação. Porém, em indivíduos com restrição de sono, ocorre aumento do hormônio no período da manhã, induzindo a um alto consumo calórico. É durante o sono que a leptina tem níveis elevados. Com a restrição de sono ocorre a diminuição dos níveis de leptina talvez como uma adaptação ao aumento da necessidade calórica pelo aumento do tempo de vigília.
Um maior tempo acordado, além de promover a alteração hormonal capaz de aumentar a ingestão calórica, pode possibilitar uma maior oportunidade para a ingestão alimentar. A diminuição do sono pode também causar cansaço e consequentemente diminuir a prática de atividade física. Outro potencial mecanismo inclui efeitos na taxa de metabolismo basal.
Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES
Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.
O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.
Exames:
– Eletroencefalograma
– Polissonografia Basal, Domiciliar e com CPAP/BIPAP
– Testes das Latências Múltiplas do Sono
– Eletroneuromiografia de MMSS e de MMII
– Eletroneuromiografia de 4 membros e de face bilateral
– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário
Atendemos:
– Particular
– UNIMED
– IPASGO
– GEAP
– AMIL
Para maiores informações e dúvidas:
Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919
Whatsapp: (62) 98129-9595
E-mail: [email protected]
Visite nosso site: https://ies.med.br/
Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás