Pesquisa descobre associação entre distúrbios de sono e depressão

Estudos encontraram o elo neurológico de ligação da privação do sono e da depressão. Há uma forte conexão entre o córtex pré-frontal (responsável pela memória de curto prazo), o precuneus (no lóbulo parietal superior) e o córtex orbitofrontal lateral (ligado a emoções negativas).

Os pesquisadores analisaram registros de 9.735 pessoas com depressão, que revelou aumento da atividade nestas regiões do cérebro em pessoas que também relataram problemas de sono.

“A relação entre depressão e sono tem sido observada há mais de 100 anos, e agora identificamos os mecanismos neurais de como eles estão conectados”, disse Jianfeng Feng, da Universidade de Warwick, no Reino Unido. “As descobertas fornecem uma base neural para entender como a depressão está relacionada à má qualidade do sono. Isso, por sua vez, tem implicações para o tratamento da depressão e da melhora da qualidade do sono por causa das áreas cerebrais identificadas”.

De acordo com os cientistas existe a hipótese de que essa atividade cerebral possa ser um sinal da manifestação de emoções negativas. Isso explicaria, em parte por que os distúrbios de sono e a depressão geralmente estão relacionados.

Segundo o estudo, publicado no JAMA Psychiatry, as pessoas que sofrem de depressão são mais propensas a apresentar insônia. Ao mesmo tempo, pessoas com insônia também possuem um maior risco de desenvolverem depressão e ansiedade.

Para os cientistas, a pesquisa vai auxiliar a descobrir tratamentos para depressão e melhorar o sono dos pacientes. “No mundo de hoje, a privação de sono se tornou um problema comum que afeta mais de um terço da população mundial devido às longas jornadas de trabalho, às atividades noturnas e ao aumento da dependência de eletrônicos”, comentou Feng.

De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os distúrbios de sono já são o segundo transtorno mental mais recorrente no mundo, afetando um terço da população mundial.

 

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

 

Exames:

– Eletroencefalograma

– Polissonografia Basal, Domiciliar e com CPAP/BIPAP

– Testes das Latências Múltiplas do Sono

– Eletroneuromiografia de MMSS e de MMII

– Eletroneuromiografia de 4 membros e de face bilateral

– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário

 

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Visite nosso site:  https://ies.med.br/

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás

Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!