Conheça mitos e verdades sobre o hormônio do sono, a melatonina

A melatonina é um hormônio produzido durante o dia pelo nosso trato digestivo – em especial pelo intestino – e durante a noite pela nossa glândula pineal. Conhecida como hormônio do sono, é durante a noite que a melatonina exerce sua função principal de regular o sono.

A melatonina ganhou fama por ser a solução para muitas disfunções do corpo, já que está relacionada aos ritmos circadianos, nosso relógio biológico que regulam as atividades metabólicas como sono, fome, humor, produção de hormônios, entre outras.

O hormônio produzido no período noturno possui influência no nosso ritmo de sono-vigília, que diretamente interfere no funcionamento do nosso metabolismo. Por isso, muitos estão utilizando de forma equivocada a melatonina sintética, em forma de suplemento alimentar, com a função de regular a funções do corpo. Muitas vezes ela é recomendada como a solução para: enxaquecas, obesidade, doenças cardiovasculares, ganho de massa muscular e até mesmo combater certos tumores.

Em alguns casos e com prescrição médica, o hormônio associado a outros tratamentos é indicado para pacientes que sofrem de Distúrbio de Ritmo, pois ajuda o corpo a ajustar o relógio biológico. Além disso, também pode ser indicado para aqueles que fazem muitas viagens internacionais, melhorando a adaptação do organismo ao fuso horário local.

Vale ainda ressaltar que a melatonina sintética é vendida na maioria dos países como suplemento alimentar e é preciso se atentar aos aditivos presentes em sua fórmula. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou, em 2016, o hormônio na forma de medicamento manipulado e sob prescrição médica.

No entanto, não há comprovação científica que essa substância traga benefícios como, por exemplo, regular o humor ou tratar tumores. Aqueles que tomam melatonina de forma equivocada podem apresentar efeitos colaterais como dor de cabeça, confusão mental, tontura e náuseas.

O ideal é que a melatonina seja produzida naturalmente, e para isso é preciso respeitar o seu padrão de sono-vigília. As doenças que causam alterações no sono como, por exemplo, disfunções da tireoide, apneia do sono e depressão devem ser investigados e não tratadas com melatonina, que pode atrasar o diagnóstico.

 

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

 

Exames:

– Eletroencefalograma

– Polissonografia Basal, Domiciliar e com CPAP/BIPAP

– Testes das Latências Múltiplas do Sono

– Eletroneuromiografia de MMSS e de MMII

– Eletroneuromiografia de 4 membros e de face bilateral

– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário

 

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Visite nosso site:  https://ies.med.br/

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás

Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!