A melatonina é um hormônio produzido durante o dia pelo nosso trato digestivo – em especial pelo intestino – e durante a noite pela nossa glândula pineal. Conhecida como hormônio do sono, é durante a noite que a melatonina exerce sua função principal de regular o sono.
A melatonina ganhou fama por ser a solução para muitas disfunções do corpo, já que está relacionada aos ritmos circadianos, nosso relógio biológico que regulam as atividades metabólicas como sono, fome, humor, produção de hormônios, entre outras.
O hormônio produzido no período noturno possui influência no nosso ritmo de sono-vigília, que diretamente interfere no funcionamento do nosso metabolismo. Por isso, muitos estão utilizando de forma equivocada a melatonina sintética, em forma de suplemento alimentar, com a função de regular a funções do corpo. Muitas vezes ela é recomendada como a solução para: enxaquecas, obesidade, doenças cardiovasculares, ganho de massa muscular e até mesmo combater certos tumores.
Em alguns casos e com prescrição médica, o hormônio associado a outros tratamentos é indicado para pacientes que sofrem de Distúrbio de Ritmo, pois ajuda o corpo a ajustar o relógio biológico. Além disso, também pode ser indicado para aqueles que fazem muitas viagens internacionais, melhorando a adaptação do organismo ao fuso horário local.
Vale ainda ressaltar que a melatonina sintética é vendida na maioria dos países como suplemento alimentar e é preciso se atentar aos aditivos presentes em sua fórmula. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou, em 2016, o hormônio na forma de medicamento manipulado e sob prescrição médica.
No entanto, não há comprovação científica que essa substância traga benefícios como, por exemplo, regular o humor ou tratar tumores. Aqueles que tomam melatonina de forma equivocada podem apresentar efeitos colaterais como dor de cabeça, confusão mental, tontura e náuseas.
O ideal é que a melatonina seja produzida naturalmente, e para isso é preciso respeitar o seu padrão de sono-vigília. As doenças que causam alterações no sono como, por exemplo, disfunções da tireoide, apneia do sono e depressão devem ser investigados e não tratadas com melatonina, que pode atrasar o diagnóstico.
Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES
Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.
O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.
Exames:
– Eletroencefalograma
– Polissonografia Basal, Domiciliar e com CPAP/BIPAP
– Testes das Latências Múltiplas do Sono
– Eletroneuromiografia de MMSS e de MMII
– Eletroneuromiografia de 4 membros e de face bilateral
– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário
Atendemos:
– Particular
– UNIMED
– IPASGO
– GEAP
– AMIL
Para maiores informações e dúvidas:
Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919
Whatsapp: (62) 98129-9595
E-mail: [email protected]
Visite nosso site: https://ies.med.br/
Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás