DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotícias

Causas e fatores de risco do sonambulismo

Sonambulismo é um distúrbio do sono que se manifesta durante o estágio mais profundo do sono, o sono de ondas lentas, não-REM. O transtorno é uma parassônia que tem como característica o sonâmbulo realizar atividades motoras sem ter consciência plena. Por isso, ao acordar os sonâmbulos não lembram, ou lembram parcialmente o que aconteceu durante a noite (amnésia total ou parcial).

Os episódios de sonambulismo geralmente ocorrem uma ou duas horas após a pessoa adormecer, tem uma duração de poucos segundos a meia hora e terminam quando o indivíduo volta para cama para continuar dormindo ou desperta. Geralmente os casos de sonambulismo são mais comuns na infância e adolescência, nas idades de 12 a 17 anos, mas também podem ocorrer em adultos e idosos.

Apesar de ter causa desconhecida, o componente genético aumenta o risco de desenvolver o transtorno. Outros fatores predisponentes para o sonambulismo são: privação do sono, depressão e ansiedade, distúrbios respiratórios (apneia do sono, asma), febre, consumo de álcool e outras drogas, medicamentos que alteram o mecanismo do sono, bexiga cheia, ruídos, temperatura desagradável, entre outros.

O diagnóstico do sonambulismo é realizado por meio do relato dos pacientes e das pessoas que convivem com o indivíduo. A polissonografia pode confirmar o diagnóstico, através do registro de despertar durante o sono de ondas lentas, seguido de deambulação, de forma automática e não consciente.

O tratamento medicamentoso só deverá ser proposto caso os episódios sejam muito frequentes, mas já a abordagem comportamental é sempre recomendada, pois o sonambulismo pode causar acidentes e/ou prejudicar a vida social do paciente.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

 

Exames:

– Eletroencefalograma

– Polissonografia Basal, Domiciliar e com CPAP/BIPAP

– Testes das Latências Múltiplas do Sono

– Eletroneuromiografia de MMSS e de MMII

– Eletroneuromiografia de 4 membros e de face bilateral

– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário

 

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: atendimento@ies.med.br

Visite nosso site:  https://ies.med.br/

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás

Etiquetas
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar