Apneia obstrutiva do sono e a relação com a hipertensão arterial

Na Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) ocorre a obstrução completa ou parcial das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em pausas respiratórias, seguida de queda da saturação arterial de oxigênio e despertares frequentes. Na queda de oxigênio, a adrenalina é liberada e a pessoa acorda para respirar. Nesse processo, ocorre o aumento da pressão arterial e dos batimentos do coração (taquicardia).

A SAOS vem sendo relacionada cada vez mais a patologias cardiovasculares, principalmente à hipertensão, considerada a morbidade mais prevalente entre os pacientes com SAOS.

A SAOS e a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) frequentemente coexistem, não somente devido aos fatores de risco comuns (obesidade, sedentarismo e idade) mas também porque a SAOS contribui para o desenvolvimento da HAS. As alterações hemodinâmicas e metabólicas provocadas pela SAOS não se restringem somente durante o sono, mas persistem ao longo das 24 horas.

O diagnóstico da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é clínicos e deve ser confirmado através da polissonografia. Existem sintomas clínicos noturnos como ronco, despertares, boca seca, necessidade de urinar á noite (noctúria) e os diurnos: sono não reparador, cefaleia matinal sonolência diurna, cansaço, queda do rendimento intelectual, sintomas depressivos, irritabilidade, entre outros.

Pacientes com hipertensão arterial e com fatores de risco para apneia obstrutiva do sono devem ser investigados, já que a não identificação do distúrbio do sono pode prejudicar o sucesso do tratamento da hipertensão arterial.

Nos hipertensos com apneia obstrutiva do sono, o tratamento do distúrbio do sono deve ser associado ao tratamento da hipertensão arterial, principalmente para prevenir complicações mais graves, como doença isquêmica do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

– Eletroencefalograma

– Polissonografia Basal, Domiciliar e com CPAP/BIPAP

– Testes das Latências Múltiplas do Sono

– Eletroneuromiografia de MMSS e de MMII

– Eletroneuromiografia de 4 membros e de face bilateral

– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário.

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás

 

Responsável Técnico: Dra Giuliana Macedo Mendes – CRM/GO: 7375 – RQE 4442 / 4396 / 10095

Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!