DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotícias

Relação entre distúrbios do sono e diabetes

A privação do sono eleva os níveis de cortisol que inibe a produção de insulina e a longo prazo, aumentando o risco para o desenvolvimento do diabetes.

Problemas de sono podem interferir no controle metabólico, na produção de glicocorticoides e da glicemia, e no aparecimento de resistência à insulina.

Os diabéticos apresentam com frequência distúrbios do sono como apneia do sono, insônia, movimentos periódicos das pernas; assim como fatores externos que prejudicam o sono como transtorno do ritmo circadiano, má higiene do sono e consumo de substâncias psicoativas.

A Apneia Obstrutiva do Sono é um dos distúrbios mais frequente nos diabéticos. Este Transtorno Respiratório do Sono aumenta os níveis de leptina, responsável pela regulação da fome, contribuindo para a obesidade e aumentando a predisposição ao surgimento de doenças, como o diabetes. A obstrução das vias aéreas durante o sono provoca múltiplos microdespertares noturnos, que reduzem a qualidade do sono e provocam sonolência diurna, sensação de cansaço, entre outros.

O Transtorno de Insônia caracterizado pela dificuldade em iniciar, manter ou terminar o sono, também é muito frequentemente relatado pelos diabéticos. A Síndrome das Pernas Inquietas, (SPI) caracterizada por sensações desconfortáveis nos membros, principalmente nos inferiores, durante o sono, também é um distúrbio de sono e está diretamente relacionado a alteração metabólica, inclusive diabetes mellitus, envelhecimento, anemia, uremia, polineuropatia, artrite reumatoide.

De certa forma alterações no sono prejudicam a qualidade de vida dos diabéticos, com isso o tratamento da doença deve ser associado ao diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sono.

 

Sobre o Instituto de Especialidades e Sono – IES

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono.

O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

 

Exames:

– Eletroencefalograma

– Polissonografia Basal, Domiciliar e com CPAP/BIPAP

– Testes das Latências Múltiplas do Sono

– Eletroneuromiografia de MMSS e de MMII

– Eletroneuromiografia de 4 membros e de face bilateral

– Eletroneuromiografia com registro de movimento involuntário.

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Whatsapp: (62) 98129-9595

E-mail: atendimento@ies.med.br

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás

 

Responsável Técnico: Dra Giuliana Macedo Mendes – CRM/GO: 7375 – RQE 4442 / 4396 / 10095

Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo