SONO E IMUNIDADE

Sempre escutamos que uma boa noite de sono é um dos pilares da boa saúde. Mas por quê? Estudos sobre o sono e sua importância são muito recentes. Durante séculos achamos que o cérebro “desligava” durante a noite. Por isso, algumas questões ainda não são muito claras. Estudos recentes, no entanto, mostraram os efeitos da falta de sono no corpo humano. Um deles, realizado no Reino Unido, onde voluntários ficaram acordados por 29 horas. Depois desse período os pesquisadores perceberam que o nível de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue das pessoas tinha aumentado muito, como se elas estivessem feridas. Como essas células são responsáveis por funções muito importantes no sistema imunológico do corpo, isso pode afetar a capacidade de defesa do nosso organismo contra infecções.

O que acontece durante o sono?

É durante a noite, enquanto estamos dormindo, que nosso organismo repara e restaura tudo para nos manter saudáveis, incluindo nossas defesas. Quando estamos dormindo, nosso cérebro não desliga. Ele descarta células mortas que se acumuladas pode atrapalhar as conexões entre neurônios. A longo prazo isso pode estar ligado a um dos fatores que influenciam o surgimento de Alzheimer e outras doenças neurológicas. O resto do nosso corpo produz hormônios que reparam fibras musculares, curando lesões e fazendo que os seus músculos se recuperem após exercícios físicos.

Dormir faz bem ou não dormir faz mal?

Os dois. Tanto o nosso corpo resolve várias questões importantes durante o sono, como muitas outras sofrem quando não descansamos. Privação do sono faz com que o corpo libere mais cortisol e adrenalina. Essa combinação em excesso causa vários malefícios como inibição da produção de colágeno, aumento do estresse, hipertensão e descontrole na produção dos hormônios que controlam a fome.

Procure seu médico

Como vimos, sono tem um papel fundamental na nossa saúde como um todo, por isso é muito importante estar atento aos nossos padrões de sono. Caso você esteja com dificuldade para adormecer, sono agitado, sonolência durante o dia ou qualquer coisa que esteja atrapalhando suas noites, procure um médico especialista. Muitas vezes são questões que podem ser resolvidas com mudanças de hábitos, porém é apenas o profissional que vai conseguir ajudar na solução dessas questões.

5/5 - (1 vote)
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!