A importância dos cuidados paliativos

Enfrentar uma doença grave, seja em nós ou em alguém próximo, é um momento extremamente delicado. Traz à tona sentimentos e medos que costumamos ignorar durante a vida. Por isso existem profissionais da saúde especializados em auxiliar pessoas que estão passando por essa situação. Chamamos essas ações de cuidados paliativos.

– O que são os cuidados paliativos?

Os cuidados paliativos são uma abordagem integral a saúde, realizada por profissionais multidisciplinares, que visam o alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual do paciente e sua família diante de alguma enfermidade grave avançada.

– Qual a finalidade?

O objetivo principal dos cuidados paliativos é trazer conforto e dignidade para o enfermo por meio do alívio de sintomas. Para tanto, é importante estar atento a todas dimensões psicoemocionais, sociais e espirituais não apenas para o paciente, como para familiares que estão vivenciando esse momento delicado.

O tratamento paliativo não substitui o tratamento modificador da doença, mas caminha em conjunto, direcionando o foco ao paciente, respeitando sua autonomia e desejos.

– Quem precisa?

Não existe uma doença ou enfermidade específica que se beneficie exclusivamente dos cuidados paliativos. Pacientes com câncer, problemas cardíacos, neurológicos ou outras condições médicas graves podem receber o atendimento paliativo.

 – Quando iniciar?

A Organização Mundial de Saúde recomenda que os cuidados paliativos sejam incorporados desde o diagnóstico de uma doença grave e paralelamente ao tratamento modificador da doença. Em geral, à medida que a doença avança, os cuidados paliativos se intensificam ainda mais para promover alívio do sofrimento respeitando os valores e preferências da pessoa.

5/5 - (5 votes)
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!