Envelhecimento e Apneia do Sono

À medida que envelhecemos, diversas modificações fisiológicas ocorrem não apenas em relação à quantidade de sono, mas também na estrutura do sono. Além disso, alterações no corpo como acúmulo de gordura, perda de massa muscular e flacidez das vias aéreas que podem aumentar o risco do surgimento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).

 

A SAOS é caracterizada por episódios recorrentes de obstrução total (apneia) ou parcial (hipopneia) das vias aéreas superiores, que leva à queda da oxigenação corporal ao longo da noite, microdespertares noturnos, resultando em sensação de sono leve, além de noctúria, que é a necessidade de acordar para urinar, boca seca e na grande maioria das vezes apresenta roncos associados.

 

Além dos sintomas noturnos relatados, a SAOS resulta em sintomas diurnos como: sonolência excessiva diurna, sensação de sono não reparador, dificuldade de memória e concentração. Caso este Distúrbio Respiratório do Sono não seja tratado, contribui para o aparecimento de Doenças Cardiovasculares como: Hipertensão, Arritmia, Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC); Doenças Metabólicas: Diabetes, Obesidade e Distúrbios do Humor: Ansiedade, Depressão.

 

A SAOS pode impactar de forma significativa na qualidade de vida do idoso, pois além de ser um Distúrbio Respiratório do Sono, com sintomas noturnos e diurnos que afetam a qualidade do sono, pode ser considerada uma doença sistêmica por aumentar o risco de desenvolvimento de outras doenças já mencionadas acima, se não tratada.

 

Para maiores informações e dúvidas:

Contato: (62) 3252-1500 / 3253-1919

Celular / Whatsapp: (62) 98129-9595

Visite nosso site: https://ies.med.br/

Endereço: Rua T 55, N° 869, St. Bueno, Goiânia, Goiás

 

Atendemos:

– Particular

– UNIMED

– IPASGO

– GEAP

– AMIL

-Planmed

 

Responsável Técnico: Dra Giuliana Macedo Mendes – CRM/GO: 7375 – RQE 4442 / 4396 / 10095

5/5 - (1 vote)
Mostrar mais

IES - Instituto de Especialidades e Sono

Com 17 anos de tradição e excelência, o Instituto de Especialidades e Sono (IES), é referência no diagnóstico e tratamento das Doenças do Sono. A clínica possui equipe multidisciplinar, com larga experiência na área e modernos equipamentos além de uma estrutura ampla, com suítes climatizadas e cama box de casal para proporcionar maior conforto durante a noite de sono, na avaliação dos diversos Distúrbios do Sono. O IES está localizado no Setor Bueno, região nobre de Goiânia proporcionando comodidade, conforto e segurança.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Olá? Gostaria de agendar um exame!
Olá? Gostaria de agendar um exame!